TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Crise Do Estado De Bem Estar Social

Dissertações: A Crise Do Estado De Bem Estar Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 3

A crise do Estado de Bem Estar Social e as mudanças econômicas-sociais a partir da década de 1970

O Estado do Bem Estar Social também é conhecido por sua denominação em inglês, Welfare State. Os termos servem basicamente para designar o Estado assistencial, que visa ofertar gratuitamente um mínimo de serviços e benefícios, como educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os seus cidadãos.

O Estado do Bem estar social surgiu após a Segunda Guerra Mundial e o seu desenvolvimento está intimamente relacionado ao processo de industrialização e os problemas sociais gerados a partir dele. Houve uma grande ampliação dos serviços assistenciais públicos e o Estado passou intervir fortemente na área econômica, de modo a regulamentar praticamente todas as atividades produtivas a fim de assegurar a geração de riquezas materiais junto com a diminuição das desigualdades sociais.

Ele teve seu auge na década de 1960, mas a partir da década de 1970 esse modelo de estado entrou em crise, principalmente gerada pela crise fiscal provocada pela dificuldade cada vez maior de harmonizar os gastos públicos com o crescimento da economia capitalista, ocorrendo uma desunião entre "capital e trabalho", onde as massas de trabalhadores e os empresários capitalistas entram em conflito na tentativa de assegurar seu próprio interesse.

Com isso, o estado capitalista passa a sustentar a ideologia neoliberal como medida apaziguadora da crise estrutural que estava entrando. A politica neoliberal passou a significar a doutrina econômica que defende a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção do estado sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e ainda assim num grau mínimo. Isso gerou uma diminuição considerável das conquistas sociais, para acabar com a acomodação dos cidadãos, que muitas vezes preferiam receber polpudos auxílio-desempregos à ter que trabalhar. Além disso, o Estado, excessivamente com suas empresas deficitárias, acabava servindo muito mais de moeda de troca e cabide de empregos do que propriamente governo voltado para o bem estar social, portanto era urgente mudar a máquina administrativa, diminuindo o auxílio aos desempregados, privatizando as empresas estatais e reduzindo a proteção social dos trabalhadores. Dessa forma, os neoliberais acreditavam que o Estado estaria livre para se dedicar ao que de fato seria seu papel: melhorar a educação e saúde.

Depois da grande crise dos anos, na década de 90 está se construindo um novo Estado, baseados nessas ideias neoliberais. Esse novo Estado resultará de reformas profundas. Tais reformas habilitarão o Estado a desempenhar as funções que o mercado não é capaz de executar. O objetivo é conseguir um Estado que responda as necessidades de seus cidadãos, por meio de reformas politicas, ajuste fiscal, privatização, desregulamentação e uma reforma administrativa, que crie os meios de se obter uma boa governança e assim um país mais produtivo. Temos um exemplo disso em Fernando Henrique Cardoso, que implantou o neoliberalismo mais adaptado ao cenário do brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com