TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Crise Do Petróleo

Pesquisas Acadêmicas: A Crise Do Petróleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 2

A crise do petróleo

Na década de 1970, descobriu-se que o petróleo era uma fonte esgotável de energia, essa afirmação vez com que em pouco mais de setes anos o preço do barril triplicasse.

Entre os fatores que fizeram com que o preço se elevasse, pode-se destacar a criação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), formada pelos principais produtores de petróleo mundiais, unificando o preço do petróleo, criando assim um cartel internacional controlando a oferta do produto no mercado.

O petróleo também serviu como instrumento político para exercer pressão sobre as grandes potências mundiais.

Estados Unidos e Europa apoiaram Israel na guerra contra os Árabes, fornecendo armamentos, esse fato irritou os países Árabes, que usaram o petróleo como meio de atingir as nações que apoiavam Israel, pois diminuíram a produção e elevaram os preços. Em apenas cinco meses, entre outubro de 1973 e março de 1974, o preço do petróleo aumentou 400%, causando reflexos poderosos nos Estados Unidos e na Europa e desestabilizando a economia por todo o mundo. (É Justamente este momento que coincide com o fim do milagre econômico ocorrido na ditadura militar no Brasil).

São identificados cinco momentos na história mundial de crise do petróleo:

O primeiro deles ocorreu em 1956 quando o presidente do Egito nacionalizou o Canal de Suez. A medida fez com que o abastecimento de produtos nos países ocidentais fosse interrompido, o que causou aumento no preço do recurso natural.

O segundo momento foi o relatado acima, de 1973, como via de protesto ao apoio que os Estados Unidos davam a Israel durante a Guerra do Yom Kipur. No qual os países membros da OPEP supervalorizaram o preço do petróleo.

O terceiro ocorreu durante a crise política no Irã que desorganizou o setor de produção no país. Logo em seguida à Revolução do Irã, travou-se uma guerra entre o mesmo país e o Iraque que reduziram a produção de petróleo e causaram o aumento do preço do produto no mundo, já que os dois eram os maiores produtores e a oferta do petróleo ficou reduzida no mercado mundial.

Em 1991 teve início a Guerra do Golfo que gerou um novo momento de crise. O Iraque invadiu o Kuwait, os Estados Unidos intervieram no conflito e expulsaram os iraquianos do Kuwait, que antes de sair incendiaram poços de petróleo de tal país causando uma crise econômica e ecológica.

O quinto momento de crise é muito recente, em 2008 movimentos especulativos de escala global fizeram com que o preço do produto subisse 100% entre os seis primeiros meses do ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com