TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Crise de 1929

Por:   •  28/5/2016  •  Artigo  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário Claretiano

Licenciatura em História

“CRISE ECONÕMICA DE 1929”

História da América III – Adaptação

Professor: Luis Henrique Marques

[pic 1]

[pic 2]

ALUNO: Edson Carlos da Silva

RA 1071265

DGLH1101SPOJ


Curso

Licenciatura em História

Disciplina

História da América III – Adaptação

Professor Responsável

Luis Henrique Marques

Titulo do Projeto

“Crise Econômica de 1929”

Aluno

Edson Carlos da Silva – RA 1071265

Data de Inicio do Projeto

30/09/2013

Data de Término do Projeto

04/10/2013

Resumo:

A Crise de 1929 ficou popularmente conhecida como “A Grande Depressão”.

        Basicamente, o dia 24 de outubro de 1929, é considerado como o inicio do mais longo período de recessão econômico que o século XX já passou, essa crise persistiu até a Segunda Guerra Mundial.

        Quando a Primeira Guerra Mundial chegou ao fim, alguns países europeus estavam com suas economias enfraquecidas, enquanto que os Estados Unidos cresciam cada vez mais, lucrando com a exportação de alimentos e produtos industrializados. Em decorrência disso a produção norte-americana se acostumou com esse crescimento, o que aumentou dia após dia, principalmente entre os anos de 1918 e 1928. Era um cenário com muitos empregos, preço baixo, elevada produção na agricultura e a expansão do crédito que incentivada o consumismo desenfreado.

        O restabelecimento do mercado europeu levou a uma queda nas importações dos produtos norte americanos.  Como havia mais oferta que procura, houve uma diminuição do preço, queda da produção, e conseqüentemente, aumento do desemprego. Em resumo, a crise de 1929 se deu graças à superprodução, que não estava preparada para a falta de procura, e resultou em todas as mercadorias encalhadas.

        A queda da produção industrial americana, a partir de julho daquele ano, causando um período de leve recessão econômica estendeu-se até 29 de outubro, quando as ações na bolsa de valores de Nova Iorque, a “New York Stock Exchange”, despencaram drasticamente, desencadeando a “Quinta Negra”.  Milhares de acionistas perderam tudo, da noite pra o dia. Centenas de empresas, comerciais e industriais, fecharam, o que elevou muito as taxas de desemprego e pioraram ainda mais os efeitos da recessão.

        Entre todas as conseqüências que a crise trouxe, além da citadas, a diminuição da produção industrial de diversos países, assim como as drásticas quedas dos PIB’s e dos preços de ações. A “Grande Depressão” prejudicou as atividades econômicas de dezenas de países.


Impactos na América Latina

        Muitos países sofreram com a grande recessão americana, resultando em grandes efeitos – fechamento de estabelecimentos bancários, comerciais, financeiros e industriais, que resultaram na demissão de milhares de trabalhadores. As exportações de produtos agrários e minérios, tais como café, trigo e cobre, de países da América Latina, caiu de 1,2 bilhão de dólares em 1930 para 335 milhões de dólares em 1933, aumentando para 660 milhões de dólares em 1940. Os efeitos da crise fizeram com que em alguns destes países, muitos agricultores passassem a investir seu capital na manufatura, causando a industrialização destes países, em especial, a Argentina e o Brasil No Brasil, a crise atingiu o setor cafeeiro. Os EUA eram os maiores compradores do café brasileiro, essa turbulência fez com que o Brasil se visse em uma situação de diminuição de suas exportações. Para que o produto não fosse desvalorizado, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café, diminuindo a oferta e mantendo o preço do principal produto do país. Isto induziu os cafeicultores a investiram no setor industrial, o que de certa forma foi positivo para a indústria brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (174.4 Kb)   docx (44.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com