TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Crise de 1929

Por:   •  1/10/2016  •  Artigo  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 5

Crise de 1929

Aconteceu nos Estados Unidos, mas que afetou todo o mundo!

Antes da crise:

A primeira Guerra mundial tinha acabado em 1918 e a Europa estava totalmente acabada, milhares de pessoas mortas, muitos países estavam com a economia horrível e outros com a política instável.

Assim fez com que os Estados Unidos se torna a maior economia no mundo. Nessa época os Estados Unidos era um dos maiores exportadores principalmente de produtos agropecuários e produtos industriais.

Então o Estado Unido tornou-se uma das maiores economias junto com a Inglaterra.

A Europa estava totalmente quebrada por conta da guerra, então quando a primeira guerra acabou os Estados Unidos começou a investir dinheiro na Europa para tentar reconstruir a Europa e ganhar dinheiro com isso.

Então investiu-se dinheiro e ajudou os países a se reerguerem, aos poucos os países foram reativando sua produção e suas industrias e com isso a demanda pelos produtos americanos foi ficando menor, como a Europa já estava um pouco mais forte eles precisavam muito menos das ajudas dos americanos.

Só que aconteceu que os Estados Unidos não diminuiu sua produção mesmo tendo menos gente pra comprar, então aconteceu oque foi chamado de super produção porque os Estados Unidos acabava de produzir mais produtos do que as pessoas consumiam, com isso sobrava muita coisa e o governo não tinha um controle sobre isso.

Principais motivos da crise:

-Superprodução

-Liberalismo

-Concentração de renda

-Recuperação da economia das Europa

-Especulação na bolsa de valores

Liberalismo é o nome dado à doutrina que prega a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do estado na economia e na vida das pessoas. Em outras palavras, o liberalismo defende a ideia de que o Estado deve dar liberdade ao povo, e deve agir apenas se alguém lesar o próximo (conhecido como Princípio do Dano). No mais, em boa parte do tempo, as pessoas são livres para fazer o que quiserem, o que traz a ideia de livre mercado.

Especulação na bolsa de valores:

A bolsa de valores é o ambiente de negociação onde os investidores podem comprar e vender.

Ex: Uma pessoa compra uma ação de uma determinada empresa ela passa a ser sócia da empresa.

Então com a diminuição das exportações para a Europa as industrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes e grande parte dessas empresas possuíam ações na bolsa de valores de Nova York e milhões de americanos tinham investimentos nestas ações.

E não era só pessoas de classe alta que investiam na bolsa de valores pessoas de classe média e baixa também investiam basicamente todo mundo.

De 1920 a 1929, os americanos compraram ações de diversas empresas e de repente os valores das ações começaram a cair. Os investidores quiseram vender as ações, mas ninguém queria comprar. Esse quadro desastroso começou na famosa “quinta-feira negra” dia 24/10/1929 dia que a bolsa sofreu a maior baixa da história.

Se o valor das ações de uma empresa está desabando o empresário tem medo de investir capital nessa empresa. Se ele investir menos produzira menos, se produz menos, então, não há motivo para tantos empregados o que levará a empresa a demitir o pessoal.

Muitos empresários não sobreviveram à crise e foram a falência, assim como vários bancos que emprestavam dinheiro não recebiam de volta o empréstimo e faliram também.

A quebra da bolsa trouxe medo, desemprego e falência. Milionários descobriram, de uma hora para outra, que não tinham mais nada e por causa disso alguns se suicidaram, os mendigos aumentaram etc.

A quebra da bolsa de valores afetou o mundo inteiro pois a economia norte-americana era a alavanca do capitalismo mundial. Para termos uma ideia, logo após a quebra de valores de Nova York, as bolsas de Londres, Berlin, e Tóquio Também quebraram.

A crise de 29 atingiu em cheia o Brasil por causa das exportações de um único produto o Café.

A Crise no Brasil

Em 1929 a quebra nos mercados acionários do mundo provocou uma forte queda nos preços internacionais. O Brasil era fortemente dependente das exportações de café, e tinha uma enorme dívida externa que precisava ser financiada com essas vendas.

Além da queda nos preços, a crise provocou uma diminuição na renda e no consumo no mundo todo.

No Brasil na tentativa de conter a queda o governo federal comprou grande parte dos estoques dos produtores e queimou 80 milhões de sacas do produto, a ideia era queimar para diminuir a oferta e aumentar o preço internacionalmente porque o Brasil era o maior pais exportador. (Getúlio Vargas)

A crise arruinou a oligarquia cafeeira que já sofria pressões e contestações dos diferentes grupos urbanos e das oligarquias dissidentes de outros estados, que almejaram o controle político do Brasil.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com