TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Democracia Rumo Aos Avanços

Artigos Científicos: A Democracia Rumo Aos Avanços. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Driblar a censura foi um aprendizado para todos os artistas e intelectuais que, a partir de 1964, se engajaram na resistência ao regime militar. Os que estavam vinculados à música popular encontraram nas letras das canções uma forma de protesto, quase sempre se valendo de metáforas, na tentativa de despistar o olhar vigilante da ditadura.

É evidente que nosso país após a ditadura ‘’adquiriu’’ benefícios, As conquistas trazidas pela carta Magna de nosso País, diga-se de passagem, “uma Constituição considerada por juristas de renome internacional, como sendo extremamente avançada”, formou nesses vinte anos uma nova geração de cidadãos, que expressão seus pensamentos políticos, culturais e sociais sem o temor da repressão, que outrora, assombrou seus ascendentes.

Porem, faz bom tempo que a criminalização daqueles que lutam por melhores condições de dignidade humana vem sendo denunciada. Mas parece que esta violência, como outras tantas, repete-se. Alguns até passam a aceitá-la como compatível aos padrões de convivência social. O Estado, instituído como guardião dos direitos, é o primeiro que os viola quando reprime violentamente quem se organiza pacificamente para buscar educação, terra, trabalho, saúde, segurança, lazer... Estaríamos desaprendendo democracia? Sem liberdade de expressão e de organização, que democracia estará sendo construída?

Vivemos Uma democracia construída para proteção das liberdades de poder, sem controle eficiente da sociedade, que em grande parte nem ao menos conhece os instrumentos que lhe estão postos, que entende que democracia se resume ao voto e a escassa liberdade de expressão. Uma democracia já carcumida, embora ainda pós-embrionária, que se depara com o apodrecimento antes mesmo de alcançar sua maturidade.

O Brasil, de fato ainda vive um processo de redemocratização, precisa avançar, amadurecer e superar os difíceis desafios atuais. Mas para que isso aconteça é necessário que haja o voto consciente pois NÃO conseguiríamos NUNCA na atual conjuntura, ANULARMOS a Eleição,

MAS, Evitar que mais Parlamentares Assumam o Poder, isso nos PODEMOS

e DEVEMOS !!!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com