TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Cristã E Medieval

Artigo: A Educação Cristã E Medieval. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  2.209 Palavras (9 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução do capítulo

A idade média ocorreu durante um período de 1000 anos. Também era chamado de “a grande noite de mil anos” ou “idade das trevas”, por causa da visão ruim que os renascentistas tinham desse período. A cultura da idade medieval é uma junção de vários elementos Greco-romanos, germânicos e cristãos. Bizâncio e Islã foram as civilizações que incentivaram o início da Idade Média. Já no ocidente, os bárbaros dividiram o seu império em vários reinos.

O império do oriente criou novos tempos depois do rompimento do Império Romano. Tais mudanças reproduziram na forma da preservação da tradição, da criação de novos valores e de educar gerações.

Contexto Histórico

1. O Império Bizantino

No tempo em que o Império Romano do Ocidente se dividiu em vários reinos bárbaros, no Império Romano do Oriente foi mantida sua estrutura, até os Turcos invadirem Constantinopla, que é a sua capital.

A tradição romana dominava no início, a língua utilizada era o latim. A civilização bizantina continuou adiantada na parte econômica e cultural, devido a estrutura administrativa ser herdada da tradição romana.

Justiniano foi quem desenvolveu o Direito Romano, teve grande influência no código jurídico atual da Europa e América. No governo de Justiniano, o Império Bizantino conseguiu sua maior extensão. Mais tarde, o império é diminuído em pequenos territórios na Grécia.

Com o passar do tempo, Bizâncio é orientalizada, volta-se a falar a língua grega, assim como voltam os costumes antigos. Eram os imperadores que tomavam decisões na questão religiosa, o que resultou na criação da Igreja Cristã Ortodoxa Grega, que foi chamado de “cisma do oriente”, os bizantinos recusaram a autoridade do Papa, então as duas igrejas se separam.

2. O Islã

Em VII, Maomé criou a religião Islâmica, que é uma religião monoteísta, possuem seu livro sagrado, chamado de Alcorão, que traz a palavra de Alá, que serve de orientação para os seus seguidores. Maomé conseguiu unir tribos árabes com a sua pregação. Seu governo era teocrático.

Depois que ele morreu, seus seguidores criaram um grande império.

Os árabes possuíam conhecimentos sobre filosofia, ciência e literatura da Grécia antiga. Foi por causa dos árabes que os cristãos da Escolástica conheceram o pensamento de Aristóteles.

3. A Europa Cristã

A Alta Idade Média foi marcada pelas invasões bárbaras, e pela formação dos primeiros reinos germânicos. A separação da antiga ordem, teve como conseqüência o desocupação das cidades, causando um processo de ruralização. A baixa Idade Média é marcada pela volta das cidades e do comércio.

De início, todos buscavam segurança perto do castelo do senhor, a sociedade tornou-se agrária. As escolas somem, e o Direito Romano não é mais utilizado, a circulação de moedas também desaparece.

No lugar da escravidão, surge o trabalho dos servos, que dependem dos seus senhores, apesar de serem livres. Vai se adequando o Feudalismo.

No topo da pirâmide ficava a nobreza e o clero. O poder do rei só é enfraquecido devido a divisão dos territórios, a autonomia dos senhores que viviam no local, e também pelo domínio do papa.

No feudalismo, possuía poder e liberdade apenas os donos de propriedades. Os que não possuíam eram chamados de servos, e eram obrigados a prestar serviços aos seus senhores, já que não podiam abandonar as terras dos mesmos.

Os nobres e os servos não sabiam ler, os únicos que sabiam eram os monges. Portanto a Igreja tem grande influencia na educação, nos princípios morais, políticos e jurídicos.

Na Baixa Idade Média, as cidades voltam a ser ativadas. Porém com uma nova burguesia que vai contra o poder dos senhores feudais, assim como começa a ser questionado a doutrina religiosa. São criadas as universidades.

No século XIII a Igreja cria a Inquisição, com a finalidade de punir quem a contrariava.

O capitalismo começa quando há discordância entre os burgueses e os nobres senhores.

Educação

1. A educação bizantina

Dava-se muito destaque para a vida religiosa no Império Bizantino, portanto existia preocupação com os que questionavam a Igreja.

Não existia ensino religioso nas escolas, e não se sabe muito sobre o ensino primário e secundário. O objetivo da educação era o mesmo da Antiguidade.

Já as escolas superiores, a de maior importância era a Universidade de Constantinopla. Na escola monástica eram feitos os estudos religiosos. E na escola Patriarcal o ensino era muito rígido.

O Império antigo cai depois da conquista turca.

2. A educação islâmica

Os árabes foram responsáveis pelo primeiro renascimento cultural, foi em VIII, com a criação da casa da sabedoria. Isso se repetiu no Egito e na Síria.

Apresentavam muito interesse pela pesquisa e experimentação. Os árabes se destacaram nas áreas de matemática, medicina, geografia, astronomia e cartografia.

Fizeram muitas escolas de ensino primário, para ensinar leitura e escrita. Eles também aprendiam o alcorão de cor, com o intuito de serem educados moralmente.

3. A Paidéia Cristianizada

No século VIII houve o Renascimento Carolíngio, e depois dele mudanças muito importantes, porém sempre com destaque na cristianização da Paidéia.

As escolas monacais

Depois do declínio do Império, as escolas que eram romanas leigas e pagãs continuaram funcionando, porém de forma precária.

Então surgem escolas cristãs, ao lado de mosteiros e catedrais, devido a isso, religiosos tomam o lugar de funcionários leigos do Estado.

O monaquismo começou devido a vida solitária dos monges.

No Egito e Tibete, eram conhecidos monges que viviam totalmente isolados em florestas e cavernas. Outros se reuniam em mosteiros, que ficavam em lugares vazios e desabitados.

Com a queda do Império, cresceu o número de eremitas, que eram os que se escondiam nos desertos.

A criação de escolas não era o maior objetivo dos mosteiros, mas a atividade pedagógica tornou-se inevitável, já que tinham que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com