TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Em Tempos De Neoliberalismo

Pesquisas Acadêmicas: A Educação Em Tempos De Neoliberalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

Vivencia-se, atualmente, uma sociedade bastante complexa, em que está vigente um sistema de produção repleto de crises, não sendo possível solucioná-las, de forma que os indivíduos se sentem ameaçados em relação às conseqüências desta crise constante. Havendo uma flexibilidade enorme nos movimentos e transformações da sociedade, em que as pessoas precisam adquirir novas competências constantemente. Várias teorias tentam explicar os acontecimentos do mundo atual, porém nos tecem uma denominação nominal que não corresponde ao seu significado prático e conciso.

Essas mudanças ocorridas na sociedade é conseqüência do aperfeiçoamento do capitalismo em relação aos avanços tecnológicos. Alguns autores consideram que as mudanças estão ocorrendo devido ao surgimento cibernético (sistema de controle social), tendo a necessidade de uma reestruturação do capitalismo, dando origem ao capitalismo informático.

Quando o capitalismo se deparou com suas ameaças diminuídas se autoproclamou como o único modelo possível, principalmente após a queda do muro de Berlim. Na década de 80, os principais grupos financeiros e industriais se instalaram nos Estados Unidos, tornou-se assim uma hegemonia econômica. Com bases em acordos em prol do desenvolvimento após a Segunda Guerra Mundial, foram criados diversos órgãos supranacionais; entre eles, o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Nacional.

O FMI, o Banco Nacional, a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OMC) são organizações encarregadas de promover e vigiar os processos de globalização do capital e, aliadas com as grandes empresas multinacionais são quem regem as políticas neoliberais, dominando, assim, o mundo globalizado. Sendo o FMI o órgão mais importante para restringir o poder dos Estados, a maneira mais ágil juntar-se ao Estado, para poder realizar políticas de ajustes e minar todo o seu poder. Porém, todas essas modalidades geram uma forte crise econômica. As únicas condições que os países precisam ter para os empréstimos é uma etiqueta de democracia formal. Este ajuste estrutural beneficia apenas a quem presta ajuda obtendo um lucro muito maior que até aquele momento, fazendo com que os países mundialize cada vez mais a pobreza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com