TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Era Geologica

Ensaios: A Era Geologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O Gesso é um mineral aglomerante inorgânico (assim como a cal e o cimento) não hidráulico e aéreo embora necessite de água para endurecer, depois de assumir sua forma final o gesso não resiste à ação da mesma. O material evoluiu muito ao longo do tempo sendo muito utilizado em várias áreas. Na Europa e nos Estados Unidos este material representa um papel importante na construção, onde vem se adaptando as novas formas e tendências construtivas.

No Brasil o seu emprego era bastante limitado, servindo apenas para execução de decoração interna em edifícios de acabamento esmerado. Nos últimos anos a indústria da construção tem utilizado o gesso de forma mais significativa, seja em substituição do reboco convencional ou da massa corrida em pinturas ou em rebaixamento de tetos, na execução de molduras com os mais variados detalhes ou, no uso de blocos de gesso e painéis acartonados, para substituição das alvenarias convencionais. O uso de gesso é atualmente uma importante opção para revestimento interno de edificações e, seu emprego vem apresentando grande expansão nos últimos anos devido as suas características como a rapidez de aplicação, resistência ao fogo, boa aderência em diversos substratos, baixa retração de secagem e seu aspecto visual. Além de tantos outros benefícios, quando se faz uso de gesso ou argamassas a base de gesso no revestimento interno de paredes, garante-se rapidez na execução, uma vez que as etapas de aplicação do chapisco, reboco e opcionalmente a massa corrida são eliminadas. Se ganha ainda em redução de custo, excelente acabamento e maior conforto ambiental adicionalmente do ponto de vista ambiental, o gesso também apresenta a vantagem de emitir menos gás carbônico que o cimento Portland durante seu processo industrial de obtenção. Sendo assim, este trabalho tem como finalidade apresentar um breve histórico do gesso, seu processo de fabricação, classificação, principais características dos revestimentos de gesso, como também, seus métodos executivos, suas vantagens e limitações. (CINCOTTO, 1998).

REFERENCIAS:

CINCOTTO, 1998. Aplicação do Gesso em Revestimentos Internos. Disponível em www.portaleducação.com.br data 10/09/2014 21:15

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com