TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características Biológicas E Geológicas Do Rio Grande Do Sul E Vale Do Taquari

Artigos Científicos: Características Biológicas E Geológicas Do Rio Grande Do Sul E Vale Do Taquari. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  9.042 Palavras (37 Páginas)  •  1.139 Visualizações

Página 1 de 37

INTRODUÇÃO

PRAD -Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas é o estudo para recuperação de determinado local após este, ter sofrido algum impacto ambiental. No caso da área estudada, no presente trabalho, depois de feita a exploração mineral de saibro basáltico. Além de abordado com detalhamento a elaboração deste PRAD, foram realizadas pesquisas bibliográficas referente às características biológicas e geológicas do Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari, bem como um estudo da área impactada.

Ainda neste trabalho, encontra-se diversas peculiaridades da geologia, ciência que estuda a terra, desde a sua origem, formação, evolução, até os afloramentos em uma rocha.

Com base nisto, pretendeu-se uma melhor compreensão da parte biológica da Linha Grão Pará, situada no município de Venâncio Aires, onde a partir dos conhecimentos adquiridos em aula, ajuda de bibliografias e alguns profissionais, conseguiu-se descrever com uma boa precisão detalhes da área, e de suas redondezas. Além disso, neste trabalho descreve-se alguns afloramentos, na Região do Vale do Taquari, Salto do Jacuí e outros locais do estado do Rio Grande do Sul, onde encontrou-se características de sill, contato entre derrames, disjunção esferoidal, planar, entre outros.

OBJETIVOS

* Compreender a geologia do Brasil, principalmente do Rio Grande do Sul e Vale do Taquari.

* Entender, distinguir e comparar os diversos tipos de rochas, suas formações e fenômenos encontrados em cada afloramento.

* Compreender a parte biológica do Brasil, principalmente do Rio Grande do Sul e Vale do Taquari.

* Fazer uma análise da área degrada e estabelecer possíveis soluções aos problemas encontrados.

*Utilizar o conhecimento adquirido em aula, afim de fazer relações do mesmo na prática.

METODOLOGIA

Na elaboração deste trabalho foram relatadas as características físicas e bióticas do Brasil, Rio Grande do Sul, Vale do Taquari e área local. Além disso, foi feita a descrição de um PRAD, no município de Venâncio Aires, mais precisamente na Linha Grão Pará. E, além disso, pesquisados diversos afloramentos no Rio Grande do Sul, em cidades como Encantado, Cruzeiro do Sul, Salto do Jacuí, Fazenda Vilanova, Santo Antônio da Patrulha, Putinga, Nova Bréscia e Relvado.

Foram realizadas duas saídas a campo. Uma no dia 19/09/2009, na área onde se localiza o PRAD, e outra, no dia 15/11/2009 em diversos locais, com o objetivo de encontrar afloramentos. Na primeira, foram tiradas fotografias, feitas breves avaliações sobre a vegetação e geologia local, e ainda, medidos alguns pontos em GPS. Na segunda, foram novamente tiradas fotografias dos afloramentos, visando observar qual o tipo de rocha, e entender na medida do possível o que constava no local. Após, todas estas fotografias foram mostradas ao professor Henrique Fensterseifer, e outros profissionais: Vanessa Araújo da Rosa - Bióloga, Fabiane de Almeida - Geóloga, Marcelo Luís Christ - Oceanólogo, Felipe André da Silva- Pai e Estevão Polis – Estudante de Engenharia Ambiental e Topógrafo, os quais nos auxiliaram, tanto nas saídas, como em alguns itens abordados no trabalho; estes forneceram dados e informações mais precisas para a correta descrição das estruturas estudadas e encontradas.

Ainda contamos com a utilização de GPS Geodésico, Trena para medição e Máquina Fotográfica Digital.

Então, com base nas pesquisas bibliográficas, levantamentos, na ajuda do professor Henrique e de outros profissionais, foi feito o presente trabalho.

4- CENÁRIO FÍSICO

4.1.1- LOCALIZAÇÃO DA ÁREA

Partindo-se de Porto Alegre, seguir em direção à Lajeado pela BR 386. Após o trecho duplicado desta rodovia que existe entre Estrela e Lajeado, toma-se a RS 130 em direção à Cruzeiro do Sul, até o trevo de Venâncio Aires. Após, seguir por 3 km pela RST 453, sentido a Lajeado, entrar a esquerda e seguir por mais 200 m, quando estaremos junto à área requerida, Linha Grão Pará, município de Venâncio Aires (Figura 3).

Figura 1: Mapa de Localização de Venâncio Aires no RS – Topo EVN

Figura 2: Imagem Google Earth- Linha Grão Pará em Venâncio Aires

IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE/ EMPREENDIMENTO

Atividade: Recuperação de Área Degradada por Extração Mineral de Basalto

Endereço, caso se trate de empreendimento localizado em zona rural

Localidade: Linha Grão Para

Município: Venâncio Aires/RS

Coordenadas geográficas * (Lat/Long) no Sistema Geodésico, SAD-69

Lat. () - 2 9 . 5 8 1 8 6 1 Long () 5 2 . 2 2 0 0 5 5

Responsável pela leitura no GPS

Nome: Profissão: Telefone:

Tabela 1: Parte do Formulário PRAD-

Fonte: FEPAM

Figura 3: Vista da área

4.1.2 - RELEVO REGIONAL E LOCAL

O processo que origina o relevo é uma relação de diversos componentes, como: água, vegetação, solo, rocha e até mesmo o homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com