TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Grande Depressao De 1929

Artigos Científicos: A Grande Depressao De 1929. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

Antes da crise econômica em 1929, decorrente da quebra na bolsa de valores de Nova York, países como Itália, França entre outros e principalmente os Estados Unidos que vivia em plena ascensão econômica, não sabiam o que estava por vir. Ao se deparar com a crise, cujo não estavam preparados, ocorreram inúmeros prejuízos aos países afetados, à porcentagem de desemprego aumentava a cada dia, comerciantes não conseguiam um faturamento desejável, bancos falindo, famílias com problema de saúde devido má nutrição. Alguns países foram mais afetados pela crise como Estados Unidos e Canadá, Todos foram afetados de forma violenta, não deixando nenhuma classe social de fora. Países menos Industrializados naquela época foram menos abalados, como Brasil e Argentina.

ABSTRACT

Before the economic crisis in 1929, due to the fall in stock exchange in New York, countries like Italy, France and others, and especially the United States who lived booming economy, did not know what was coming. Faced with the crisis, which were not prepared, there were numerous losses to the affected countries, the percentage of unemployment increased every day, traders could not desirable revenues, banks failing, families with health problems due to poor nutrition. Some countries were more affected by the crisis as the United States and Canada, all were affected by violent, leaving no social class outside. Industrialized countries least at that time were less shaken, like Brazil and Argentina.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

1. PROSPERIDADE AMERICANA 6

2. O PERÍODO ENTRE GUERRAS 7

3. A DEPREÇÃO DE 1929 8, 9 e 10

4. NEW DEAL (Novo Acordo) 11 e 12

CONCLUSÃO 13

BIBLIOGRAFIA 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15 e 16

INTRODUÇÃO

A grande crise econômica que abalou o mundo capitalista nos anos 1930 teve início em 1929, com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York. A solução para a crise surgiu apenas no ano de 1933.

A Grande Depressãocomo ficou conhecida, interrompeu um período de grande prosperidade para os Estados Unidos.

Neste trabalho veremos como tudo aconteceu.

1. A PROSPERIDADE AMERICANA

Desde o final do século XIX, a indústria Norte Americana conheceu um grande crescimento, no quadro da Segunda Revolução Industrial.

Em 1912 foi eleito o presidente Woodrow Wilson, do Partido Democrata, a partir da defesa da Nova Liberdade, que começou a ser aplicada com a criação de leis trabalhistas específicas a algumas categorias profissionais como os marinheiros e de leis que pretendiam eliminar os grandes privilégios de pequenos grupos, através de mecanismos que coibiam o controle de mercado, aperfeiçoando a Lei Ante truste. No entanto o início da Primeira Guerra anulou essa política e a economia passou a ser dominada por Trustes, Holdings e Cartéis.

As transações de produtos industriais e agrícolas se ampliaram com a abertura de créditos aos aliados, seguida da concessão de empréstimos à Inglaterra e França.

A produção norte americana deu um salto gigantesco em vários setores,destacando-se a indústria bélica, de material de campanha, de alimentos e mesmo de setores destinados ao consumo interno, uma vez que o potencial de consumo no país aumentou com a elevação do nível de emprego; ou ainda para a exportação, principalmente para a América Latina, tomando o lugar que tradicionalmente coube à Inglaterra.

2. O PERÍODO ENTRE GUERRAS

Terminada a Guerra, realizou-se a Conferência de Paris, onde os três grandes tomaram as principais decisões e impuseram os tratados aos países vencidos. No entanto, apesar da participação do presidente Wilson, os EUA não criaram mecanismos que garantissem sua participação nas reparações de guerra ou o pagamento dos empréstimos e das vendas aos países aliados, ao mesmo tempo em que não reivindicaram nenhum território colonial.

O fim da guerra provocou a retração da economia Norte Americana, pois a indústria de guerra diminuía o ritmo de produção, assim como os soldados que voltavam da guerra não eram absorvidos pelo mercado de trabalho, entre 1919 e 21 o país viveu a "Pequena Crise", determinando a derrota dos democratas.

A partir de 1922 a França e a Inglaterra começam o processo de recuperação e passam a saldar suas dívidas com os EUA, porém esse procedimento somente será colocado em prática, na medida em que os alemães pagarem as reparações de guerra. A partir de 1924, os EUA passam a colaborar com a recuperação da economia alemã, fazendo investimentos no país, garantindo assim o pagamento das reparações e consequentemente das dívidas da época da Guerra esse período, após o ano de 1921, até a crise de 29 ficou conhecido como Big Bussines, caracterizado por grande desenvolvimento tecnológico, grande aumento da produção em novas áreas como a automobilística, geração de emprego e elevação do nível de consumo das camadas médias urbanas. Os edifícios tronaram-se os símbolos da prosperidade norte americana. A política econômica adotada pelos republicanos estimulava o desenvolvimento industrial em setores variados, a concentração de capitais ao mesmo tempo em que inibia as importações; essa política caracterizava-se pelo nacionalismo, que do ponto de vista social traduziu-se em preconceito e intolerância .

3. A DEPREÇÃO DE 1929

A Grande Depressão também conhecida como a Crise de 1929 foi uma grande crise econômica que ocorreu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com