TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Depressão Na Modernidade

Ensaios: Depressão Na Modernidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

Depressão na Modernidade.

Os neurotransmissores são substâncias químicas liberadas pelo nosso sistema nervoso, responsáveis pela produção de hormônios que atuam nas funções do nosso organismo, como a manifestação de alegria, a locomoção, memória, euforia, dor, depressão, dentre outras.

Quando, de alguma forma, esses neurotransmissores não estão atuando como deveriam, sintomas como tristeza, insônia, falta de ânimo para realizar qualquer atividade simples, falta de desejo sexual, são os primeiros a surgir quando há a depressão.

A depressão ocorre quando diminui a quantidade de neurotransmissores liberados. Os principais neurotransmissores são:

- Noradrenalina que influencia no nosso humor, prazer, estado de alerta e memória;

- Serotonina que estimula os batimentos cardíacos, responsável pelo começo do sono e influencia o apetite, o comportamento sexual e a dor;

- Dopamina é capaz de acalmar a dor e aumentar o prazer se estiver em grande quantidade, atua como um inibidor. Se estiver em baixa quantidade provoca a falta de habilidade de controlar os movimentos;

- Endorfina que é responsável pelo sentimento de euforia, atua como um calmante. A quantidade de endorfina liberada é relacionada à quantidade de dopamina;

- Acetilcolina que é responsável por estimular o impulso a ser transmitido de células motoras para os músculos, ajudando no aprendizado e no controle das emoções.

A depressão pode aparecer por vários motivos, tais como: situações traumáticas, perda de ente querido, separação do cônjuge, posição profissional, drogas, doenças crônicas, dentre outras e pode ser tratada através de medicamentos antidepressivos e psicoterapia.

Os antidepressivos contém substâncias que elevam a produção desses neurotransmissores para que obtenha níveis normais dos mesmos, fazendo com que os sintomas neutralizem devolvendo a vida da pessoa com mais prazer e satisfação.

A psicoterapia vai ajudar a pessoa a identificar os motivos que levaram a depressão e como lidar com estes a partir de então, como problemas atuais ou passados bem como traços de personalidade podem identificar o aparecimento da depressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com