TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Grécia Antiga _ Historia Da Ducação

Artigos Científicos: A Grécia Antiga _ Historia Da Ducação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

A Grécia antiga construiu os fundamentos da nossa cultura atual e entre suas contribuições podemos destacar a Ética, a Filosofia, a Democracia e a Pedagogia, constituídas como um referencial para as relações políticas, econômicas e sociais. As cidades-estado gregas mais conhecidas como pólis, deixam com seu modo de organização, importantes contribuições para a sociedade atual.

Esparta e Atenas são as duas pólis mais importantes da civilização grega em função de suas contribuições consideradas um legado para a humanidade.

Esse desenvolvimento leva ao surgimento da "paidéia" que inspira a educação grega quanto ao modo e transmitir as novas gerações.

Atividades:

Cite 5 características do mundo espartano:

- Cidade com economia agrícola.

- Regime Militar e fechado .

- A criança ao nascer era inspecionada por membros do governo, que verificavam seu estado de saúde.

- O governo tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, bem treinados fisicamente, corajosos e obedientes às leis e às autoridades.

- As crianças a partir dos 7 anos de idade (meninos) ficavam sob cuidados do estado. Tornando-se soldados aos 18 e 20 anos.

Cite 5 características do mundo ateniense:

- Igualdade de direitos de todos os cidadãos

- Qualquer cidadão podia ser eleito ou sorteado para os cargos públicos, para mandatos anuais.

- O poder de governar pertence ao povo, isto é, ao conjunto dos cidadãos.

- Vivia do comercio, da manufatura e da agricultura, o comércio era a sua principal atividade devido ao solo fraco da agricultura.

- Os escravos não tinham direito político, assim como as mulheres.

Aponte as diferenças entre a educação espartana e ateniense:

Os jovens espartanos estudavam em colégios militares, com uma disciplina muito rígida. Os jovens atenienses realizavam seus estudos nas palestras, escolas subvencionadas por particulares ou pelo Estado, onde praticavam esportes, ginásticas e desenvolviam atividades artísticas.

Esparta e Atenas foram duas cidades gregas que apresentaram soluções distintas para a educação da juventude. Ambas ancoradas no conceito de cidade-estado, enquanto Esparta manteve a preferência por um regime militarista despótico, Atenas evoluía para uma democracia. As concepções educacionais divergentes, de uma e de outra, serviram esses regimes políticos.

Esparta e Atenas foram duas cidades gregas que apresentaram soluções distintas para a educação da juventude. Ambas ancoradas no conceito de cidade-estado, enquanto Esparta manteve a preferência por um regime militarista despótico, Atenas evoluía para uma democracia. As concepções educacionais divergentes, de uma e de outra, serviram esses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com