TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Filosofia Antiga I

Artigo: História Da Filosofia Antiga I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  2.195 Visualizações

Página 1 de 5

1) O que é mito e qual é sua função no contexto das culturas arcaicas e “primitivas”?

(Na tentativa de abordar de maneira mais clara e precisa, dividirei a pergunta em duas partes:)

a) O que é mito?

Na língua grega arcaica o vocábulo mýthos (mito) tem três sentidos:

1º) Sinônimo das palavras épos e lógos, tinha o sentido de “parlavra”, “discurso”; é similar do termo “mythéuo” que é sinônimo da palavra “légen” (falar, dizer);

2º) “Discurso, palavra que conta uma história e se organiza como narrativa”;

3º) “Discurso genético (referente à génesis = origem, nascimento; matriz perene, eterna e imutável da qual procedem todas as coisas – o fundo do Ser), narrativa sobre as origens...

O vocábulo “mito” é hoje usado tanto para designar “ilusão” ou “ficção” quanto (por parte dos especialistas da sociologia, etnologia e história das religiões) para expressar o sentido de “tradição sagrada, revelação primordial, modelo exemplar”. Já a quase um século os eruditos ocidentais, diferentemente de seus predecessores do séc. XIX, passaram a tratar e estudar o mito não mais como “fábula” e “invenção”; eles o aceitaram como eram tidos pelas sociedades arcaicas, onde designava uma “história verdadeira” e preciosa por seu caráter sagrado, exemplar e significativo.

b) Qual é a função do mito no contexto das culturas arcaicas e “primitivas”?

O principal papel dos mitos nas comunidades arcaicas e primitivas é fornecer os modelos para a conduta humana, conferindo, por isso mesmo, significação e valor à existência quando aqueles (os mitos) eram o único recurso do qual tais comunidades podiam se valer para tal, e assim escapar dos colapsos que uma total falta de sentido para a existência provavelmente trariam sem eles (os mitos).

“Conhecendo o mito, conhece-se a ‘origem’ das coisas, chegando-se, consequentemente, a domina-las à vontade; não se trata de um conhecimento ‘exterior’, ‘abstrato’, mas de um conhecimento que é vivido ritualmente, seja narrando cerimonialmente o mito, seja efetuando o ritual ao qual ele serve de justificação... é impregnado pelo poder sagrado e exaltante dos eventos rememorados ou reatualizados.”

2) Identifique e esclareça as principais características da representação da divindade veiculada pelos poemas homéricos.

Os deuses dos poemas homéricos:

“Há na concepção homérica dos deuses o antropomorfismo – formas humanas superlativadas, principalmente na beleza e resplandescência; há sujeições dos deuses a paixões, sentimentos e apetites humanos.” “O divino não se sobrepõe ao natural como poder transcendente, ele se manifesta na própria forma natural. Há ausência do mistério e do sobrenatural. ”.

Eles são todos eternos (mas isso não significava que não nascessem ou não pudessem nascer) ; “só eram representados no esplendor da juventude”; pertencia aos deuses também a beleza (que do ponto de vista grego não podia ser completa sem elevada estatura) ; “eles são explicitamente chamados ‘os felizes’” ; são perfeitos ; tem; possuíam traços plenamente humanos ; eles tem horror à morte ; são luminosos .

3) Explique a relação entre Musas e Verdade (no sentido original da termo grego alétheia) no contexto da mentalidade grega arcaica. A partir disso, esclareça por que a poesia é concebida, no mundo grego, como “uma das formas típicas da possessão e do delírio divinos”, um tipo de “vidência” ou “entusiasmo” (Vernant).

As Musas, filhas de Zeus (o soberano dos céus) eram as tinham o poder ontofânico (onto = ser + fânico = revelação, + ser = reevelação do ser) e por meio de suas vozes inspiravam a poesia, que para os gregos significava um veículo da verdade (alétheia = negação de esquecimto; desvelamento, poder de manifestação) sagrada aos poetas.

4) Explique o que é a tese orientalista e como o historiador escocês J. Burnet pretende refutá-la, mediante a elaboração daquele modelo historiográfico que veio a se tornar conhecido como “teoria do milagre grego”.

A tese orientalista propõe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com