TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guerra Dos Emboabas

Artigo: A Guerra Dos Emboabas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

A guerra dos emboabas:

A Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709, pelo direito de exploração das recém-descobertas jazidas de ouro, na região das Minas Gerais, no Brasil. O conflito contrapôs, de um lado, os desbravadores vicentinos, grupo formado pelos bandeirantes paulistas, que haviam descoberto a região das minas e que por esta razão reclamavam a exclusividade de explorá-las; e de outro lado um grupo heterogêneo composto de portugueses e imigrantes das demais partes do Brasil, sobretudo da Bahia, liderados por Manuel Nunes Viana – pejorativamente apelidados de “emboabas” pelos vicentinos –, todos atraídos à região pela febre do ouro.

Logo que a descoberta do ouro se espalhou, milhares de pessoas imigraram para a região, ficando pejorativamente conhecidos como "emboabas". O significado exato dessa palavra indígena, provavelmente tupi, é controversa.

Para algumas fontes, referia-se ao fato de que os imigrantes protegerem as pernas[1] e os pés com botas e rolos de panos, ficando parecidos com aves designadas por tal nome .

Os bandeirantes se denominaram com maiores direitos sobre o ouro das minas, seja por eles serem os descobridores do lugar, ou seja, pelo fato daquela região fazer parte da capitania de São Vicente assim como pelas sucessivas rejeições da Coroa e reveses em Palmares e guerras de Açu.Isso causou grande desentendimento entre os bandeirantes e os emboabas,pois o ouro tinha de ser direito de todos,mas naquela época não se pensava assim.

Outra causa da guerra seria o alto preço dos mantimentos, inclusive pela limitada oferta em ocasião do aumento da demanda.

CONFLITOS:

Datam de 1706 as primeiras dissensões no arraial da Ponta do Morro, depois do Rio das Mortes. Em 1707, no Arraial Novo do Rio das Mortes, dois chefes importantes dos paulistas foram linchados pelos emboabas. Não se deve pensar, segundo os historiadores, que estava em jogo apenas o ouro: «Intervieram também criadores de gado e não apenas mineradores emigrados de São Vicente.

Conseqüências:

Mapa do Brasil após a Guerra dos Emboabas.

 Regulamentação da distribuição de lavras entre emboabas e paulistas.

 Regulamentação da cobrança do quinto.

 Cisão da Capitania de São Vicente em Capitania de São Paulo e Minas de Ouro e Capitania do Rio de Janeiro, ligadas diretamente à Coroa em (3 de Novembro de 1709).

 São Paulo deixa de ser vila tornando-se cidade

Conclusão:

Inconformados com o tratamento que haviam recebido do grupo liderado por Nunes Viana, os paulistas, desta vez sob liderança de Amador Bueno da Veiga, formaram um exército que tinha como objetivo vingar o massacre de Capão da Traição. Esta nova

batalha durou uma semana. Após este confronto, foi criada a nova capitania de São Paulo, e, com sua criação, a paz finalmente prevaleceu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com