TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTORIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  17/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE BALSAS (UNIBALSAS)

Pedagogia. Unidade 5 - As reformas pombalinas no Brasil

PROF.  César Augusto Danelli Jr

ACADÊMICO: EDUARDO DA SILVA ABREU

No que consistiu a reforma educacional brasileira a partir da atuação do Marquês de Pombal.

Sebastião De Jose De Carvalho e Melo (1699–1782) foi nomeado por o rei de Portugal D. Jose I, para ser o primeiro ministro de Portugal, que tinha como missão principal a de recupera a economia de Portugal concentrando o poder na família real e modernizar a cultura portuguesa. Com a nomeação pelo rei, Sebastião De Jose De Carvalho e Melo passa a ser chamado por Marques de Pombal que teve sua gestão entre 1750 a 1777.

Durante a gestão do rei D. João V, rei que antecede D. José I, a coroa portuguesa passou por problemas econômicos advindos da arrecadação aurifica na colônia e o aumento das dívidas da coroa portuguesa em relação a Inglaterra, problemas que se agravaram até o reinado de D. José I.  Então Marques de Pombal propõem a implantação do Despotismo Esclarecido no pais, sistema que buscava fortalecer a monarquia e também buscava colocar Portugal no ritmo das mudanças dos pais europeus, movimento que ficou conhecido como Reformas Pombalinas. As reformas pombalinas foram divididas em dois conjuntos diferentes, colônia e metrópoles elas agiam para o aumento do domínio metropolitano, reforçando o Pacto Colonial.

Em Portugal o Marques de Pombal promoveu a redução dos poderes  da companhia de Jesus os jesuítas, em busca de uma educação  laica, voltada ao desenvolvimento do estado, incentivando os estudos em economia e ciência política, Promovendo a reforma da Universidade de Coimbra e o estimulo ao ensino  superior em Portugal, com essa reformas a educação passou a ser controlada por o estado, o currículo escolar foi unificado e os jesuítas foram subsistidos por diretores escolhidos por o próprio Marques. As reformas Pombalinas na colônia em favor a educação ocorreram aproximadamente 30 anos depois com a completa expulsam dos jesuítas e dos seus métodos pedagógicos do t território brasileiro. O ensino passou a ser responsabilidade da coroa portuguesa, que propunha de um cargo de Diretor de estudos um órgão administrativo de orientação e fiscalização do ensino, a introdução de aulas regias, a instituição de aulas de gramatica de latina de grego retorico que é uma expressão clara de pensamentos através da fala, aprovação de aulas remuneradas, a desvinculação da igreja com o estado a exclusão total dos métodos dos jesuítas  e a instalação de escolas públicas e laicas, a incentivarão do ensino cientifico. As reformas pombalinas tinham forte influência iluministas, assim substituir as práticas pedagógicas implementadas pelos jesuítas   implantando uma educação laica voltada a aria comercial com o propósito de fortalecer a economia Portuguesa

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (144.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com