TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO

Por:   •  31/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.750 Palavras (11 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 11

REFLEXÕES REFERÊNTES AOS 13 TEXTOS..............................................

EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO............................

 FAX DO NIRSO...........................................................................................

 A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO)....

 UMA PESCARIA INESQUECÍVEL................................................................

A FOLHA AMASSADA...................................................................................

 A LICÃO DOS GANSOS................................................................................

ASSEMBLÉIA NA CARPINTARIA..................................................................

 COLHERES DE CABO COMPRIDO..............................................................

 FAÇA PARTE DOS 5%..................................................................................

 O HOMEM E O MUNDO............................................................................

 PROFESSORES REFLEXIVOS................................................................

UM SONHO IMPOSSÍVEL.......................................................................

PIPOCAS DA VIDA...................................................................................

  1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

 1.1 EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO

 O índio sempre foi estigmatizado em não ser instruído, formado ou doutrinado, como se precisassem ser educados para que tivessem noções de civilidade, ou serem amistosos, ou terem noções de leitura e escrita, algo no texto que derruba completamente esse preconceito, quando os chefes  enviam  a carta  aos Estados Unidos, Virgínia e Maryland, na carta com uma linguagem culta e formal, um sinal de completa civilidade e inteligência. No texto ao atentar sobre a reflexão desse texto  me veio a memória sobre a historia da educação, onde a atuação dos Jesuítas, que  ao mesmo tempo que  catequizavam os índios, impuseram costumes europeus por meio do uso da educação, uma educação dominadora, e talvez libertadora, mas uma libertação que desapegava de seus costumes e tradições,  uma educação preconceituosa onde acabavam com toda uma cultura indígena porque julgavam como erradas. A falta de educação pode ser caracterizada por pessoas que não estejam ligadas a polidez, bom comportamento  ou ensino de escola, quando um índio com outra cultura, costumes,tradições  se insere em outro ambiente com uma cultura diferente da sua, ele é visto  como alguém que não tem educação , do mesmo modo o indígena terá essa mesma percepção se uma outra cultura adentrar a sua. A educação vai muito alem dos muros da escola, a educação passa por culturas, tradições, saberes milenares e acima de tudo a educação rompe barreiras de estigmas e preconceitos. O índio possui saberes onde foi construído por meio de saberes passados por gerações milenares sejam na pratica de saber, ensinar , ou para aprender e ensinar, sendo educadores no ensino de práticas de cultura, artesanatos, rituais religiosos. A educação compreende aspectos culturais e sociais de cada povo ou sociedade, todas com suas características próprias, cada grupos possui especificidades, o que não os denominam como “Falta de Educação”. A educação pode ser vista de vários ângulos e formas, mas acima de tudo deve visar aspectos de necessidade, o que se aprende e realmente necessário pra vida? Pro dia a dia? Por isso a educação deve compreender em qual contexto que está inserido.

O FAX DO NIRSO

 O Nirso possui qualidades excelentes de um bom vendedor, um destaque para uma empresa capitalista que sonha em crescer no mercado de vendas, um indivíduo ágil, experiente e persuasivo, nesses critérios e qualidades  que acabei de mencionar não exige que esse individuo seja letrado, graduado ou bem instruído, a sua educação foi adquirida  no dia a dia , na experiência no ramo de  vendas, e o pouco que ele sabe em relação a escrita e a leitura não o deixa de ser um profissional exemplar.

     Muitas empresas procuram experiências, produção e disposição em seus funcionários, especialmente  na área de vendas, em outras áreas pode ser que exija uma formação, com uma boa oratória e uma boa escrita. Trabalhar em um ambiente interno de uma  empresa requer formalidade, mas isso não exige muito se for em uma área externa longe dos olhos do chefe, ou diretor da empresa. A educação escolar muitas vezes tem seu valor no mercado de trabalho, mas o que conta mesmo é aquela educação adquirida nas empresas, nas relações interpessoais, pois não existe somente um tipo de educação, pois a educação escolar pode ser atrelada a varias outras.

     A educação escolar, graduações, diplomas, não pode ser pontos principais para o crescimento no mercado de trabalho, mas experiências, resultados, competências e satisfação profissional.

A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO)

A historia de chapeuzinho vermelho sempre foi contado de varias formas, mas sempre predominando a maldade do lobo e a maldade do caçador ao matar o lobo, como se ensinassem as crianças que todo animal é danoso pra vida humana deve ser morto e que   se deve matar os animais que segundo as historias comem pessoas, na escola deve  ensinar a vê-los como aliados na biodiversidade no ecossistema.  Na escola onde a pedagogia e a didática permite moldar, acrescentar e dar novos rumos às historias infantis de acordo com a visão do aluno e finalizando historias  em que todos os elementos sejam compreendidos e resultando em finais felizes.  Ao lidar com florestas deve atentar ao fato da preservação da fauna e a flora. A escola deve oportunizar ao aluno interagir, dar opiniões sobre historias infantis e não deve trabalhar com uma única verdade, a verdade tradicional  imposta na grade curricular á tanto tempo em historias infantis, na historia de chapeuzinho vermelho poderia ser trabalhada questões sobre  a historia, quais versões os alunos conhecem, se eles concordam com os finais da história, e o que mudariam, trabalhar aspectos sobre comportamentos humanos e de animais, visto que os lobos são irracionais e selvagens por extintos. Aproveito a oportunidade para contestar a historia, vamos Lá?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com