TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA MODERNA

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.556 Palavras (11 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS

LIECI RODRIGUES RAMOS

PORTFÓLIO DE HISTÓRIA MODERNA

PARACATU-MG

2015

LIECI RODRIGUES RAMOS

PORTFÓLIO DE HISTÓRIA MODERNA

Portfólio apresentado ao curso de História EaD da    Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM, como  requisito parcial para aprovação na disciplina  De História Moderna.

                                                              Prof. Esp. Cesar Fernandes Moura.

MAIO

2015


 

1 INTRODUÇÃO

        A transição do feudalismo para o capitalismo gerou muitas mudanças na economia e na política, além das alterações sociais e entender essas modificações são fundamentais para a construção do conhecimento.            

A passagem do Sistema Feudal para a História Moderna foi o reconhecimento do valor do dinheiro, pois, no feudalismo era a que terra possuía maior valor e seus donos eram donos do poder. É importante conhecer o contexto econômico, cultural, político e social daquela época para melhor entendimento.

        Este trabalho tem como objetivo compreender as mudanças que contribuíram para o surgimento da História Moderna e a sua importância, além de também cumprir as regras do curso de História EaD da Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM.

A Disciplina História Moderna será refletida e analisada criticamente através de pesquisas, as quais oportunizará a aquisição de conhecimentos.

2 HISTÓRIA MODERNA

        História Moderna é a transição do sistema feudal para o capitalismo, esta transição ocorreu com muitas mudanças, naquela época uma das mudanças foi á valorização do dinheiro, pois, no feudalismo valorizavam-se as terras os donos de terras eram quem detinham o poder.

        As mudanças decorrentes dessa transição foram políticas e ideológicas, o poder centralizado, a formação dos estados nacionais, a manufatura, a organização industrial dentre outras mudanças deram origem aos tempos modernos.

        O feudalismo ocorreu entre os séculos IX e XIII, aconteceu neste período que a Europa continha vários feudos e eram governados pelo seu próprio senhor, assim o rei tinha pouca autoridade.

        Na Idade Média houve o desenvolvimento comercial, a produção aumentava e os excedentes eram vendidos, os comerciantes movimentavam as feiras medievais e assim surgiram as cidades onde a maioria dos artesãos e comerciantes moravam.         Enquanto isso no campo desenvolvia a agricultura e a criação de animais.

        "Os direitos que mercadores e cidades conquistaram refletem a importância crescente do comércio como fonte de riqueza. E a posição dos mercadores na cidade reflete a importância crescente da riqueza em capital em contraste com a riqueza em terras". (HUBERMAN, 1976, p. 44).

        Depois do século XIV muitas cidades conquistaram a autonomia, os senhores feudais não eram adeptos a tecnologia, isso ocasionou a crise, então veio á fome e o aumento de impostos, o oriente trouxe doenças como a Peste Negra, nesta época houve uma desgraça demográfica, as doenças se espalharam e houve muitas mortes, algumas cidades foram abandonadas e começou a faltar mão-de-obra.

        Ainda assim, os tributos foram aumentados despertando várias revoltas camponesas e assim foi finalizado o feudalismo, dando lugar ás revoluções burguesas.

        A crise do feudalismo propiciou grandes mudanças no contexto político e econômico europeu, com a formação dos estados nacionais no século XIV a Europa Ocidental entrou em crise espalhada deixando o sistema feudal abalado. Os estados nacionais ou monarquia

Era uma organização política que atendia aos nobres e aos burgueses. Os nobres perderam a autonomia, mas, tinham regalias feudais.

        Os burgueses aliavam-se aos reis e a centralização política e administrativa beneficiava a burguesia. Nos estados nacionais o rei tinha poder integral era o absolutismo monárquico, com esses estados absolutistas vieram ás práticas mercantilistas, a burocracia administrativa, o sistema nacional de impostos e controle de comércio. Neste tempo as guerras eram usadas para conquistarem terras e riquezas e para o aumento do rendimento o

Estado vendia cargos públicos para a nobreza e a alta burguesia.

        Na França as guerras entre os católicos e calvinistas favoreceram a ação da monarquia, e em 1610/1643 no reinado de Luís XIII o estado absolutista Francês solidificou-se a burocracia foi modernizada e as ações mercantilistas foram desenvolvidas na tentativa de transformar a França na maior potência da Europa.

        A exploração econômica do absolutismo sobre as classes menos favorecidas era muito alta, como a cobrança do imposto sobre o sal, o qual era cobrado a todo súdito maior de sete anos e também o da talha que arrecadou milhões de libras.

        A prestação de contas era devida ao rei, por representar Deus na terra, esta foi uma teoria justificada pela centralização absolutista que recebeu o nome de “direito divino”.         A sociedade da França absolutista era composta pelo alto e baixo clero compondo o primeiro estado, e a alta nobreza da corte e pequena nobreza das províncias compunha o segundo estado, já o terceiro estado era composto por artesãos, camponeses e burgueses representando cerca, de 97% da população.

        Nesta época as condições econômicas de Portugal eram fracas para concorrer com a Inglaterra e outras cidades italianas, mas, com a ascensão de D. João I, a monarquia portuguesa começou a explorar a costa da África, com o objetivo de alcançar as Índias.

        Os portugueses conquistaram o Atlântico, esta conquista iniciou em 1415 era interesse político e religioso, nesta conquista descobriram a origem do ouro africano, descobriram os arquipélagos desabitados da madeira em 1419, Açores em 1439 e Cabo Verde em 1456 onde iniciaram a colonização ultramarina, além do ouro eles começaram a traficar escravos.

        Os portugueses começaram a conquistar as Índias em 1487, dois anos após Vasco da Gama, ter chegado ao sudoeste das Índias, Pedro Álvares Cabral ancorava no Brasil e a partir de 1530 a povoação e colonização foram feita no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com