TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Da Educação Da Pedagogia

Ensaios: A Historia Da Educação Da Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  3.774 Palavras (16 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 16

Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo

A escola Colégio Adventista de Limeira - SP

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

FACULDADE ANHANGUERA DE LIMEIRA

PROFª

LIMEIRA

2012

A origem da educação escolar no Brasil - a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica.

A soberania da Igreja Católica, até então absoluta, começou a entrar em crise no século XVI. Os abusos do clero levaram Martinho Lutero a tentar corrigir o que estava errado. Excomungado da Igreja Católica com 1520, lutou de forma radical e deu início À Reforma Protestante, que adquiriu força, pois os estados europeus desejavam o afastamento papal sobre eles, e a própria população sentia necessidade de mudanças na igreja.

A reação da Igreja Católica veio com a Contrarreforma. Na tentativa de combater a expansão do protestantismo, ordens religiosas foram criadas, incluindo a Companhia de Jesus. Os jesuítas não apenas visavam reaproximas as pessoas da fé católica, como também catequizar outros povos. Nesse intuito, os jesuítas se espalharam em missões pela Ásia, África e América.

Convém ressaltar que a educação que se praticava entre as populações indígenas não tinha as marcas de modelo educacional europeu, quer dizer que as populações que por aqui viviam já possuíam características próprias de se fazer educação – educação difusa.

Quando os jesuítas chegaram por aqui, eles trouxeram os costumes e religiosidade europeia e os métodos pedagógicos.

A educação no Brasil começa em 1549. Os jesuítas fundaram diversas escolas de ler, contar e escrever, organizaram uma rede de colégios com qualidade, oferecendo modalidades de estudos equivalentes ao nível superior, pois eles davam especial atenção à instrução. Tornaram-se um tipo de educadores muito importante.

As contribuições dos jesuítas para a educação foram inestimáveis. Mas é necessário ponderar e avaliar os aspectos negativos, como a dominação e aculturação do povo indígena. É trabalho de nós educadores conseguir enxergar os fatos como realmente ocorreram.

A História da educação escolar no Brasil através de seus principais estabelecimentos.

PERÍODO JESUÍTICO (1549 · 1759)

1549 - Chega ao Brasil o primeiro grupo de seis padres jesuítas, chefiados por Manuel de Nóbrega, marcando o início da História da Educação no Brasil (nos moldes europeus).

· Quinze dias após a chegada fundam, na cidade de Salvador, a primeira escola elementar.

1554 · São fundadas as escolas jesuítas de São Paulo de Piratininga, tendo como seu primeiro professor o padre José de Anchieta, e a da Bahia.

1556 · É fundado o colégio jesuíta de Todos os Santos. Começa a vigorar as "Constituições da Companhia de Jesus", incluindo a aprendizagem do canto, da música instrumental e o estudo profissional agrícola.

1567 · É fundado o colégio jesuíta do Rio de Janeiro.

1568 É fundado o colégio jesuíta de Olinda.

1570 · O Brasil conta com cinco escolas elementares (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).

1575 · No colégio da Bahia já se colava grau de Bacharel em Artes

1576 · No colégio da Bahia formam·se licenciados

1599 · Ganha uma elaboração definitiva a "Ratio atque Institutio Studiorum", ou Plano de Estudos da Companhia de Jesus, que codificava a pedagogia dos jesuítas.

1622 · É fundado o colégio jesuíta do Maranhão.

1631 É fundado o colégio jesuíta de Santo Inácio, em São Paulo.

1652 · É fundado o colégio jesuíta de São Miguel, em Santos, o de Santo Alexandre, no Pará, e o de Nossa Senhora da Luz, em São Luiz do Maranhão.

1654 · É fundado o colégio jesuíta de São Tiago, no Espírito Santo.

1678 · E fundado o colégio jesuíta de Nossa Senhora do Ó, em Recife.

1683 · É fundado o colégio jesuíta da Paraíba.

1689 · É resolvida a "Questão dos Moços Pardos", surgida com a proibição, por parte dos jesuítas, da matrícula e da freqüência dos mestiços. Como as escolas eram públicas, para não perderem os subsídios que recebiam, são obrigados a readmití·los.

1699 · É fundada na Bahia a Escola de Artes e Edificações Militares

1722 · Os oficiais da Câmara queixam-se ao Rei, contra alguns religiosos, sobre a questão do ensino.

1738 · É fundada no Rio de Janeiro a Escola de Artilharia.

1739 · São fundados os Seminários de São José e São Pedro, no Rio de Janeiro.

1759 · Duzentos e dez anos após a chegada e de serem os únicos responsáveis pela educação no Brasil, deixam a colônia cerca de Quinhentos padres jesuítas, expulsos pelo Marquês de Pombal, Ministro de D. José I, paralisando 17 colégios, 36 missões, seminários menores e escolas elementares. O Alvará de 28 de julho determina a instituição de aulas de gramática latina, aulas de grego e de retórica, além de criar o cargo de "Diretor de Estudos". Medidas inócuas para um sistema de ensino fragmentado.

PERÍODO POMBALINO (1760 – 1808)

1760 · Entre março e abril, 119 jesuítas saem do Rio de Janeiro, 117 da Bahia,e 119 de Recife.

1770 · A Reforma Pombalina de Educação substitui o sistema jesuítico e o ensino é dirigido pelos vice·reis nomeados por Portugal.

1772 · É instituído o "subsídio literário", imposto destinado a manutenção dos ensinos primário e médio.

· É fundada, no Rio de Janeiro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com