TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia De Itaberai

Casos: A Historia De Itaberai. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  1.661 Visualizações

Página 1 de 2

A história de Itaberaí

Antigamente a nossa cidade era conhecida como Curralinho, esse nome surgiu no século XVIII, por volta do ano de 1960 nas proximidades da fazenda Pamiltal. No inicio, era apenas um rancho com um curral a margem direita do Rio das Pedras, que atualmente é a Praça José Vieira.

O inicio do arraial se deve a devoção dos roceiros e os tropeiros que foram os primeiros moradores da região que se juntaram e construíram uma capela sob a devoção de Nossa Senhora da Abadia, onde hoje é a igreja da matriz. As terras onde foi construída a igreja foram doadas pelo Francisco de Sá Tavares.

Até hoje, as pessoas acham que o fundador da cidade de Itaberaí foi o Capitão Mor salvador, mas na verdade o fundador da nossa cidade foram os roceiros e os tropeiros, a nossa cidade é fruto da criação de gado.

O Curralinho é filho de Vila Boa, que hoje é a cidade de Goiás. Até 1868 Curralinho pertencia a comarca de Vila Boa. O primeiro intendente do nosso município foi José Antonio Peixoto, isso ocorreu no ano de 1885 a 1887. No intervalo de 1868 a 1885 o nosso município ficou recebendo apoio da comarca de sua mãe (Vila Boa).

Porque o primeiro nome de nossa cidade foi “Curralinho”? Foi porque Francisco de Sá Tavares construiu nos meados do século XVIII um curral , e devido a isso surgiu o primeiro nome da cidade. A nossa cidade se chamou Curralinho até 5 de agosto de 1924, a iniciativa foi do deputado Coronel Benedito Pinheiro de Abreu. O nome Itaberaí que na língua indígena significa Rio das Pedras Brilhantes que veio do Tupi-guarani.

ITA – pedra

BERA – brilhante

HY – rio

ITABERAHY

Na nossa Cidade encontra-se uma casa onde funciona a Academia de Letras, que foi construída em 1905 pelo Coronel João Elias da Silva Caudas juntamente com sua esposa Diolinda da Silva Caudas, essa casa na época era uma das melhores residências que tinha em Itaberaí, que em 5 de junho de 1993 passou a funcionar a Academia de Letras.

Neste casarão está guardado a memória do nosso município, e é nessa casa que se encontra um pouco desta história como: peças indígenas, móveis usados na época, eletrodomésticos que nem existe mais , telas, fotos,etc.

A academia de letras foi fundada pelo Sr. Antonio Cesar pinheiro e alguns acadêmicos da época que são: Maria Das Graças Morais, e Jurandir Antonio de Lima e outros.

Em fim, espero que a história de nosso município seja sastifatório, e ajude vocês a entenderem muitas coisas que antes não entendiam. É importante que saibamos a história da cidade em que estamos vivendo, ou onde nascemos e também a cidade que faz parte de nossas gerações. Desejo que depois desse estudo vocês se interessem mais por essa história e pesquise para descobrir algo que este texto não deixou claro para você.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com