TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Aviação

Por:   •  1/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 1]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: História da Aviação

Curso: Ciências Aeronáuticas 

Professor: Valmir Lemos

Nome do aluno: Fernando Alaor Nogueira

Data: 01/08/2017

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1ª questão: No ano de 1783, o homem conseguiu, pela primeira vez na história, se alçar no ar a bordo de um balão de ar quente. Mais tarde, no início do século XX, o homem realizaria o feito inédito de voar com um aparelho mais pesado que o ar. Entretanto, entre o período do balonismo e o primeiro voo de um aparelho mais pesado que o ar, houve um período de transição em que muitas experiências e descobertas se tornariam, mais tarde, os fundamentos para a construção das máquinas que, finalmente, permitiriam ao homem voar.

Considerando o exposto, responda o seguinte:

  1. Qual foi o inventor/construtor/piloto que se destacou naquele período realizando experiências com planadores?

R: Otto Lilienthal.

  1. Qual era a sua tese em defesa dos princípios da sustentação?

R: O segredo da sustentação estava na curvatura das asas dos pássaros.

  1. As suas experiências foram importantes para o desenvolvimento da aerodinâmica que mais tarde seria utilizada para os primeiros voos de um aparelho mais pesado que o ar? Por Quê?

R: A maioria dos seus planadores tinham asas com o formato semelhante à dos pássaros e ajudou muito para o próximo passo que foi o voo motorizado. (2,5 ptos)

2ª questão: No ano de 1916, ainda durante a Segunda Guerra Mundial, a Marinha do Brasil reinicia as suas atividades aeronáuticas interrompidas no início da guerra. O Exército e a Força Pública de São Paulo, no ano de 1919, também reiniciam as suas atividades com instrutores franceses e americanos que retornavam ao Brasil ao término do conflito que havia motivado a interrupção das escolas de formação de pilotos no país.

Reinicia então um novo período de organização e desenvolvimento das atividades aeronáuticas no Brasil.

Em face ao apresentado, explique as principais transformações surgidas nas áreas de pessoal e equipamentos aeronáuticos naquele período e os efeitos imediatos que produziram para o reinício do desenvolvimento da aviação no Brasil. (2,5 ptos)

R: Com a vinda do piloto norte-americano Orthon William Hoover, a Força Pública de São Paulo reiniciou suas atividades. Hoover ministrava aulas na Escola de Aviação da Força Pública, muito importante na formação de pilotos. Isso estimulou a importação de aeronaves para o Brasil, o que contribuiu para o avanço da aviação.

3ª questão: No início da década de 1980, buscando a incentivar a criação do Mercosul – Mercado Comum do Sul -, o qual se tornaria realidade em 1991, o Brasil fez uma parceria com a Argentina para a venda de aeronaves produzidas no Brasil e o desenvolvimento de um avião em conjunto com o país vizinho. A iniciativa visava a estimular as indústrias aeronáuticas dos dois maiores parceiros do Mercosul e, também, criar um polo de produção aeronáutica na América do Sul.

A expectativa em torno do projeto era imensa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (211.3 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com