TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia do Brasil

Por:   •  23/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Nome da Disciplina

FUNDAMENTO METODOLOGICO DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Nome do Tutor: Prof. Carlos Adriano Martins

Nome do Aluno (a):Meire Lopes do Nascimento Costa

Número do RGM:14113031

Atividade AP II.

Quem acha que a Independência do Brasil, foi só o famoso grito "Independência ou Morte" de Dom Pedro I às margens do rio Ipiranga?

Pois é , não foi não. Durante nossa história tivemos muitas lutas e conflitos pela Independência do Brasil, todas reprimidas pelo Governo Português.

Exemplos:

*Inconfidência Mineira, revolta ocorrida em 1789 que contou com a luta do povo Brasileiro pela liberdade, contra a opressão do Governo Português no período colonial.

*Conjuração Baiana, movimento que surgiu quase 10 anos depois da Inconfidência Mineira, o objetivo era o fim do dominio Português sobre o Brasil, Proclamação de uma Repúlbica Democrática, Abolição da Escravatura, Abertura dos Portos Brasileiros a todas as Nações e Melhores condições de vida.

*Revolução Pernambucana, eclodiu em 1817, dentre as causas destacam-se a crise econômica regional o Absolutismo Monárquico Português e as idéias Iluministas dos Maçons.

A Revolução Francesa e a expansão Napoleônica devido o não cumprimento do Bloqueio Continental (1806), onde Napoleão estipulava que os países da península ibérica não deveriam comercializar com a Inglaterra. Portugal continuou comercializando com a Inglaterra, então Napoleão invadiu Portugal fazendo com que a familia Real fugisse para o Brasil em 1808.

Com a vinda de Dom João VI para o Brasil ouve muitas melhorias, pois ele fez a Faculdade de Medicina, Banco do Brasil, Jardim Botânico, Marinha do Brasil, Academia do Exército, Imprensa Nacional.

Em 1821, quando D. João VI retornou para Portugal ele estava consiente que iria perder a Colônia, deixando seu filho Dom Pedro na qualidade de Príncipe Regente e lhe disse que se o Brasil tiver que ser Independente, que seja por suas mãos e não por um aventureiro.

O povo proclamou que D.Pedro ficasse, o exército naquele momento vendo que a sociedade pediu pra que ele ficasse ficou do lado de D. Pedro. Quando ele proclamou a Independência, aquilo foi o desfecho de uma sequência que começou em 1808 com a montagem da infraestrutura administrativa financeira militar e em 1822 como um pais maduro se torna independente.

Então no meu ponto de vista com diarreia ou não, queira ou não queira ele iria dizer Independência ou Morte. E ali seria o local ideal pra tal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com