TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia na educação

Por:   •  6/11/2017  •  Resenha  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

                     

1.INTRODUÇÃO

        Este trabalho é da cadeira de história de educação. Visto que a educação e o alicerce da toda humanidade, neste trabalho debruçarei a cerca sua da natureza e finalidade que é desenvolver em cada individuo estruturas de aprendizagem que levam a comportamentos considerados úteis, necessários e valiosos; A necessidade de uma visão histórica temos que conhecer a educação desde a antiguidade ate a educação contemporânea; a educação dos hebreus; ateniense que uma educação de intelectualismo, e por fim a educação espartano no que diz preparar o homem para a batalha.


 

    2. OBJECTIVOS

   2.1Geral

  • Conhecer as difentes fases e epocas da educação

   2.2 Específicos:

  • Verificar as fases da educação
  • Diferenciar a educação espartana, atenins, hebraica, fases da historia da educação
  • Indicar as finalidades da educação.

3.A EDUCAÇAO SUA NATUREZA E FINALIDADE

    Pode-se entender que Educação é uma actividade exercida normalmente por adultos sobre gerações que ainda não se encontram preparados para a vida social.

    A finalidade da educação e desenvolver em cada individuo estruturas de aprendizagem que levam a comportamentos considerados úteis, necessários e valiosos.

4.FONTES DA HISTÓRIA DE EDUCAÇÃO EXPERIMENTAL

   A  História  da  Educação  tem  muito a  ganhar  com a  ampliação  do  conceito de  fonte (matéria  prima do historiador) como peças essenciais para se esclarecer as circunstâncias concretas dos fenómenos ocorridos em determinadas épocas e sociedades. Estas podem ser:

     Fontes escritas (nos mais diversos formatos e origens,  tais como: oficial, biográfico,  literário), Fontes orais, Fontes  iconográficas  

  5.NECESSIDADE DAVISAO HISTORICA

     Na Antiguidade Oriental, a educação passa a ser tradicionalista, e o ensino privilégio de uma pequena elite, ficando a grande massa excluída e restrita à educação familiar informal. Já a educação grega, buscava a formação integral, corpo-espírito e o debate intelectual.

    Na Idade Média, influenciada pela religião católica sub mandado aos sacerdotes  e da Escolástica, um movimento religioso a mais alta expressão da filosofia cristã medieval, que recebeu esse nome por tratar-se de uma filosofia ensinada nas escolas. A educação no período medieval fica a cargo do clero, que prega uma visão de mundo Teocêntrica, com métodos rigorosos e formais. Durante o período do Renascimento ocorre uma transformação nessa visão, o movimento conhecido como Humanismo, esforça-se para superar o teocentrismo, enfatizando os valores antropocêntricos.  

                       

6. A EDUCAÇÃO ENTRE OS EBREUS

   Os hebreus (conhecidos como israelitas ou judeus) era um povo muito pequeno, que apesar de não ter nenhum poder militar, conseguiu atravessar a história.

                                     

6.1 EDUCAÇÃO RELIGIOSA

    Começava em casa e continuava quando os filhos iam com seus pais aos cultos religiosos. No princípio o povo adorava no tabernáculo mais tarde em "sinagogas. Em todos esses lugares as crianças podiam aprender sobre os rituais e do ensinamento ministrado pelos sacerdotes e também sobre as escrituras e sobre o que Deus queria do povo judeu das festas anuais. Os hebreus eram proibidos de representar seu deus por meio de pintura ou escultura, pois, para eles, além de Deus ser grandioso demais para caber em uma imagem. o culto a ídolos era negado por um dos Dez Mandamentos. As principais fontes de estudo para eles eram a Bíblia

6.2 EDUCAÇÃO NO LAR

     A família hebraica era patriarcal, ou seja, o homem tinha autoridade sobre a esposa e os filhos. Quando um homem casado morria sem deixar filhos, um de seus irmãos era obrigado a casar-se com a viúva para gerar descendência ao irmão morto. A educação dos filhos começava por volta dos três anos, quando já sabiam falar: orações e cânticos eram aprendidos por repetição. Os pais tinham responsabilidades definidas na educação: O pai ensinava religião. a história do povo hebreu e uma profissão. Também deveria ensiná-lo a nadar e era responsável por encontrar uma esposa para seu filho. À mãe cabia ensinar suas filhas a serem obedientes e esposas capazes. As meninas aprendiam a cozinhar, fiar, tecer, tingir, cuidar de crianças e até dirigir escravos. Aprendiam a triturar grãos e às vezes ajudavam na colheita. Deviam ter boas maneiras e alto padrão moral. Os professores eram líderes religiosos – sacerdotes, profetas, ou escribas desta forma para o povo hebreu não havia separação entre religião e educação.

   7. A EDUCAÇÃO EM ESPART

O processo educativo, em Esparta, servia o estado de guerra permanente em que a cidade-estado vivia. A criança era propriedade do Estado, o casamento obrigatório, mas a vida familiar era quase inexistente. Poucos dias após o nascimento, a criança era examinada por uma conselho de anciãos que decidiam se ela devia viver ou morrer. As outras eram entregues às mães até aos 7 anos de idade, após o que eram entregues aos cuidados de uma escola oficial que deveria prepará-los para se tornarem bons soldados. Para os rapazes, a escola era obrigatória e obedecia a um currículo militar que se destinava a formar pessoas destemidas e capazes de dedicarem as suas vidas em defesa da cidade. O currículo escolar era constituído sobretudo por exercícios físicos: salto, natação, arremesso do disco, caça e luta livre. "Ao ingressar na escola, o menino recebe uma cama de palha, sem cobertor, e uma camisola curta. Deve andar descalço. Para acostumar-se a passar fome em tempo de guerra, só recebe um mínimo de comida. O resto, ele deve conseguir como pode. Deve, pois, aprender a roubar. É meio de desenvolver a astúcia. Só que, se for apanhado em flagrante, será severamente castigado por falta de habilidade. O castigo para qualquer falta contra a disciplina será a flagelação com o chicote

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (226.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com