TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Moderna

Por:   •  19/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 6

O presente trabalho tem por finalidade fazer uma análise crítica do livro didático “História” para o Ensino Médio, da Secretaria do Estado do Paraná, com tema “Relações de poder no mundo moderno”, tendo como base o conteúdo das aulas 10 e 11 do material didático e o texto complementar do autor Anderson, Perry: Linhagens do Estado Absolutista. São Paulo: Brasiliense, 1998, pp. 7 a 41.

O livro didático acima citado para esta análise, apresenta o tema “Relações de poder no mundo moderno”, percebemos que o assunto em discussão, é o absolutismo e a centralização do poder. A interpelação fica diminuída pelo fato de generalizar a formação do Estado Absolutista. Uma visão comum nos livros didáticos é o Estado Moderno de base burguesa, onde o rei era o mediador das tensões entre a burguesia e nobreza ao seu favor. Isto é um equívoco.

Observamos também, que, além disso, o livro não traz o problema de que o fato da concentração de poder no rei teve limites por conta da continuidade dos poderes advindos do feudalismo. Com base no debate historiográfico entre diversos autores sobre o assunto, bem se vê a promoção de um maior conhecimento dos teóricos fundamentais que justificam o Estado Moderno.

Com a formação do Estado Moderno, vários reis passaram a ter autoridade em diversos setores: organizavam exércitos e os comandavam, dividia a justiça entre seus súditos, decretavam leis e arrecadavam impostos. Essa concentração de poder passou a ser chamada de absolutismo monárquico.

“A controvérsia sobre a natureza histórica destas monarquias tem persistido desde que Engels, numa máxima famosa, declarou-as produto de um equilíbrio de classe entre a antiga nobreza feudal e a nova burguesia urbana: "Excepcionalmente, contudo, há períodos em que as classes em luta se equilibram (Gleichgewicht halten), de tal modo, que o poder de Estado, pretenso mediador, adquire momentaneamente um certo grau de autonomia em relação a elas”. (Anderson, Perry: Linhagens do Estado Absolutista. São Paulo: Brasiliense, 1998, pág. 15)

Em 1974, Perry Anderson, um dos primeiros historiadores marxistas a trazer à tona os temas da centralização de poder do absolutismo em seu livro Linhagens do Estado absolutista, cria um modelo teórico sobre a formação dos estados absolutista na Europa Ocidental. O autor cria seu próprio modelo de como foi à formação dos estados absolutistas baseando-se no processo que deu origem, sendo as lutas de classes entre o campesinato e as populações pobres das cidades.

Alguns elementos estruturais dos Estados Modernos foram importantes para sua formação. O elemento demográfico, o elemento bélico (guerras), os elementos políticos e administrativos, e o elemento financeiro, esses são os principais elementos que os historiadores analisaram durante todo o período da História Moderna porém não quer dizer que foi linearidade mas que a sua unidade subjacente é real e profunda, e não é a de um continuum linear.

A formação dos Estados Modernos não surgiu rapidamente, foram vários séculos de organização e formação de limites e fronteiras que aconteceram principalmente durante e em conseqüência do mercantilismo.

A centralização de poder começou ainda na Idade Média, e é no período Moderno que esse processo é caracterizado pela luta da autonomia das cidades, manutenção e expansão do império, o combate do papado com suas pretensões universalistas, e da nobreza com suas guerras para preservar o poder conquistado.

Assim como o entendimento mais comum que está nos livros didáticos, na formação do Estado Moderno, os reis foram contituindo seu poder de forma cada vez mais autoritária, possibilitando aos mesmos maior concentração de poder. A detenção de todo esse poder nas mãos do monarca fez seu poder se tornar absoluto.

Durante o processo de fortalecimento de seus poderes e autoridade, alguns intelectuais abriram mão de suas teorias que justificavam e legitimavam o poder absoluto do rei. Esses intelectuais falavam da necessidade de um Estado forte e o absolutismo é muito importante para entendermos a História Moderna com suas manifestações políticas, econômicas, artísticas, e até mesmo religiosa neste período. E para justificar esse poder todo, eram os teóricos absolutistas que, com suas ideias sustentavam todo o poder absoluto das monarquias europeias. São eles:

“Maquiavel foi um diplomata e historiador italiano, que defendia que o monarca deveria utilizar de qualquer meio – lícito ou não – para manter o controle do seu reino. A frase que resume suas ideias é: “Os fins justificam os meios”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com