TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Bahia em Resumo

Artigo: A História da Bahia em Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Artigo  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

A História da Bahia em Resumo

A história da Bahia se confunde com a própria história do país. Em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, no ano de 1500, o Brasil foi descoberto com a chegada dos portugueses e a celebração da primeira missa, em Coroa Vermelha, por frei Henrique Soares de Coimbra. A região do atual Estado da Bahia começou a ser povoada a partir da primeira metade do século XVI.

No Estado ocorreram fatos importantes que influenciaram os rumos da história de nosso país.

Muitas nações indígenas já ocupavam o território do Estado há milhares de anos;

Aqui foi o lugar onde os primeiros europeus se estabeleceram no território que se tornaria o Brasil;

Salvador foi a primeira cidade do Brasil e também sua primeira capital;

O seu primeiro governador-geral foi Tomé de Sousa, que também fundou a cidade de Salvador, se tornando a primeira capital do país em 1549

Tomé de Souza

A população africana, trazida para o trabalho escravo, foi numerosa nessa região e influenciou muito a formação cultural da sociedade baiana;

INVASÕES

Depois de 12 anos de trégua entre o Reino da Espanha e as Províncias Unidas, a Companhia Holandesa das índias Ocidentais fundada em 1621, decidiu tomar as regiões açucareras do Brasil Colônia e da África, que na época estavam sob o controle da Coroa Espanhola, no caso do Brasil, devido à União Ibérica.

Os holandeses enviaram uma esquadra muito bem armada para a baía de Todos os Santos, por ser uma região estratégica para as trocas comerciais no Atlântico Sul, e com as demais capitanias do Nordeste.

Invasão holandesa

Os holandeses venceram a resistência portuguesa, dominaram Salvador entre 1624 a 1625, quando perderam o controlo para um cerco organizado pelos portugueses e espanhóis. Para mitigar com o natural refúgio que a baía de todos os santos oferecia aos invasores, o Governador da capitania, Diogo Luís de Oliveira, em 1631, decidiu construir o Forte do Morro de São Paulo, que seria ampliado em 1624.

Os holandeses foram derrotados em novas tentativas de reaver o controle da capitania, a Bahia tornou-se numa referência de defesa na era colonial brasileira. Quando os holandeses conseguiram o controle de Recife, tentaram atacar a Bahia pelo litoral em 1636, tentaram pelo povoado de Caravelas e, em 1637, Camamu e Ilhéus.

MOVIMENTOS

Importantes movimentos contra o domínio português aconteceram na Bahia como a Conjuração Baiana, ou Revolta dos alfaiates, em 1798), Guerra de Canudos (confronto entre o exército republicano e os sertanejos comandados por Antonio Conselheiro, em 1897-1897).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com