TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Hist Ed

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Hist Ed. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo Hist 2 – aula 1 - Civilização e cultura - Ricardo Mariella

Ensinar, mais do que passar conteúdos e informações, é apresentar possibilidades de compreensão do mundo. Quando você ensina algo ao seu aluno, mais do que este algo, ele está aprendendo a lidar com uma novidade. Ele é impelido a interagir mentalmente com elementos dos quais ignorava a existência ou a lógica. A História é uma janela para o mundo. Ela nos permite conhecer múltiplas formas de vida social e nos ajuda a identificar, em nossos comportamentos atuais, traços que são oriundos de outras épocas e outros lugares. Com ela, “viajando” por ela, é mais fácil abrir os olhos para o desconhecido e sensibilizar a inteligência para a compreensão das diferenças que compõem a vivência social. “Viajar” pela História pode torná-lo mais tolerante e, portanto, mais capaz de compreender que o mundo é, e sempre foi, formado por uma quantidade muito grande de experiências sociais.

Quando falamos de História do Ocidente, estamos nos referindo àquilo que foi escrito pelos historiadores. Civilização e cultura são, como conceitos, dois importantes instrumentos de análise da História.

Civilizar-se é tornar-se cível, ou seja: aquele que vive na cidade e compartilha de suas regras. A palavra cidadania também é um desenvolvimento desse mesmo radical. Portanto, podemos concluir que civilizar-se é uma maneira de participar da vida social das cidades, observando as suas regras e desfrutando dos seus benefícios. A palavra civilização, então, indica sociedades que atingiram alto grau de sociabilização e de desenvolvimento.

Quando falamos de cultura, raramente levamos em conta o trabalho na terra, a agricultura. Porém, é importante partir daí, pois este foi o sentido original da palavra. Cultura da vinha, cultura do trigo são apenas alguns dos exemplos. Assim, podemos dizer que a nossa sobrevivência está intimamente ligada a um esforço de criação e reprodução.

Transforme a idéia de terra em indivíduo e você terá uma interessante compreensão sobre as pessoas bem informadas e com escolarização. Elas são cultas, porque foram cultivadas. Receberam tratamento especial. Foram alimentadas e estimuladas a pensar e a gerar frutos. Você, professor, é um agricultor. Cuida para que seus alunos cresçam e floresçam, assim como o homem do campo se dedica ao crescimento das suas culturas agrícolas. É desta analogia que vem a nossa insistente utilização do adjetivo “culto” para caracterizar pessoas bem informadas e instruídas. Cultivo do espírito. Por extensão, cultura torna-se o que de material e espiritual é produzido por um grupo social. Assim, nossos hábitos sociais, as músicas, as religiões, as construções, a língua etc. formam a cultura de uma sociedade. Como você leu na definição do Aurélio, cultura é o conjunto de características humanas que não são inatas; portanto, não nasceram com o homem, mas foram por ele criadas, desenvolvidas e transformadas na própria comunicação social.

O conceito de civilização, para o historiador, pressupõe ao menos três premissas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com