TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Humildade e Simplicidade nas Expressões Artísticas

Por:   •  17/11/2017  •  Ensaio  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

 

Projeto Político Pedagógico:

Humildade e Simplicidade nas Expressões Artísticas

Tema: “A arte popular brasileira, humilde em sua simplicidade”

6º ano – 2017

Professoras: Karen Pinho de Moraes e Rosângela Paiola

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

Estudar a cultura pode ser a porta de entrada para uma crítica empenhada, que visa entender o funcionamento da sociedade com o objetivo de transformá-la”, afirma Maria Elisa Cevasco (1999, p.76), em referência ao ideário de um dos mais significativos pensadores da cultura, o inglês Raymond Williams (1921-1988).

Durante muito tempo, o termo cultura esteve relacionado à três vertentes distintas: a prática agrícola, ao processo civilizatório e a cultura erudita ou de elite, dita “superior”. Em suas diversas obras, Williams aborda, reconstitui e analisa tais acepções, evidenciando o desenvolvimento do conceito de cultura, a partir das transformações ocorridas no processo histórico vivenciado pelas diferentes sociedades.

Williams analisa o conceito de cultura relacionando-o às mudanças nas atividades econômicas, nos processos democráticos/autocráticos, nos processos sociais e das classes sociais e nas diversas esferas artísticas – como a música, a pintura, a escultura, a arquitetura, a literatura, o teatro, a cultura de massa e a cultura popular, sendo esta última, um dos pilares de nosso projeto.

Dessa forma, Williams entende o conceito de cultura como um sistema de significações, sensibilidades, de tradições, de valores e costumes, de modos de vida, enquanto conjunto de trabalho intelectual e imaginativo, determinado pela vida material e sensorial, destituído de valorações limitantes ou hierarquias. Assim, cultura é tudo o que constitui a maneira de viver de uma sociedade, levando em consideração suas peculiaridades plurais.

Para este pensador, a cultura popular advém do processo sociocultural e das transformações do “popular”, que percorreram uma trajetória que vai desde a noção de cultura folclórica (enquanto visão engessada, que a enquadra em um espaço determinado e limitado, proibida de se afastar de sua posição) até as novas formas de cultura popular urbana/rural, que nos permite pensar na possibilidade de partilhas culturais entre indivíduos de classes e grupos sociais distintos.

Como afirmamos anteriormente, relacionado à cultura, temos o conceito de arte. Ela é conhecimento, e partindo deste pressuposto, podemos afirmar que, ainda no Neolítico, quando nossos ancestrais iniciavam sua trajetória de descobertas, a arte é uma das primeiras manifestações da humanidade, enquanto forma do ser humano marcar sua presença e expressar sua visão de mundo e registrar seu cotidiano, através da criação de objetos mais elaborados e das pinturas rupestres, feitas em paredes de cavernas e rochas – a arte assim, se revelou como condição necessária à sua sobrevivência, na qual o homem utiliza a natureza, transformando-a.

Quando um artista produz arte, enquanto cultura material, ele cria um objeto artístico que não necessariamente é uma representação fiel dos acontecimentos e elementos à sua volta e sim, um modo de ler e sentir o mundo, a partir de seus valores, experiências e desejos. Dessa forma, a arte possui a capacidade de transmitir os valores e os modos de vida de uma sociedade.

A partir das ideias apresentadas, nosso projeto tem por objeto a relação entre a arte popular brasileira e os valores de humildade e simplicidade. Quanto aos objetivos e desenvolvimento, temos:

Objetivo geral

  • Os educandos, através da arte popular brasileira, compreendam e internalizem os valores de humildade e simplicidade, para que possam praticá-los em suas condutas cotidianas, dentro e fora da escola e em todos os círculos sociais aos quais pertençam, como parte do processo de construção de indivíduos conscientes de seu lugar e papel no mundo e de relacionamentos interpessoais mais humanos e solidários;
  • Que a arte seja compreendida como uma expressão de valores, costumes e modos de vida de uma sociedade;
  • Conhecer as diferentes formas artísticas populares dentro do Brasil e compreender que não há cultura superior ou inferior, apenas possuem características diferentes, praticando assim um outro valor: a tolerância.

Objetivos específicos

  • Divulgar, para além da comunidade escolar, os conhecimentos adquiridos e o resultado do esforço conjunto dos educandos;
  • Conscientizar os educandos sobre os modos de vida de diferentes comunidades brasileiras, sendo que muitas, apresentam realidades socioeconômicas vulneráveis e que seu sustento, parcial ou total, depende da comercialização de suas produções artísticas;
  • Conhecer diferentes formas artísticas, elaboradas a partir de técnicas e materiais simples, sendo que muitas se apoiam em projetos voltados para a prática da sustentabilidade;
  • Estimular a prática da pesquisa, da leitura e da elaboração de ideias, além da criatividade;
  • Estimular o trabalho na forma de parcerias entre os alunos.

Desenvolvimento

  • Divisão dos alunos em pares, para efeito de escolha das regiões brasileiras e expressões artísticas que serão pesquisadas;
  • Pesquisas sobre diferentes expressões artísticas populares no Brasil;
  • Mesas redondas com trocas de experiências acerca dos resultados das pesquisas;
  • Realização dos trabalhos: elaboração dos textos a partir das pesquisas realizadas; elaboração de painéis expositivos; seleção e coleta de peças artísticas de diferentes regiões brasileiras para exposição no evento (será solicitado aos responsáveis de cada um dos alunos, que realizem o empréstimo de tais peças, caso as possuam).

Cronograma

1º bimestre

1ª etapa: Realização de pesquisas escritas

  • Os alunos serão divididos em duplas, sendo que, cada uma realizará uma pesquisa escrita (digitada) sobre 04 elementos artísticos da cultura material e 01 da cultura imaterial de cada uma das regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

Observação: Dentro das disciplinas de História e Geografia, já foram trabalhados conteúdos relacionados aos conceitos de cultura, cultura material e imaterial, sustentabilidade. Os demais conceitos serão tratados nas mesas redondas.

2º bimestre

2ª etapa: Apresentação das pesquisas e apreciação das professoras

  • Os alunos apresentarão os resultados das pesquisas, que serão avaliadas pelas professoras;

3ª etapa: Mesas redondas para discussão dos temas

  • Início das mesas redondas com discussões sobre os temas pesquisados;

4ª etapa: Elaboração dos textos sobre os temas para apresentação na mostra cultural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (329.5 Kb)   docx (259.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com