TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância De W. Edward Deming Para O Desenvolvimento Da Gestão De Qualidade No Mundo E Principalmente No Japão

Trabalho Universitário: A Importância De W. Edward Deming Para O Desenvolvimento Da Gestão De Qualidade No Mundo E Principalmente No Japão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  1.698 Visualizações

Página 1 de 7

Nasceu em Sioux City, Iowa, nos Estados Unidos. Formou-se em Engenharia Eletrônica na Universidade de Wyoming e doutorou-se em Matemática Aplicada à Física em Yale. Trabalhou no Department of Agriculture, em Washington e foi o responsável pela análise estatística do censo dos Estados Unidos de 1939.

Com a sua formação como estatístico, foi utilizado, durante a segunda guerra mundial para ajudar os Estados Unidos na melhoria dos seus materiais bélicos, aplicou a estatística à melhoria da qualidade da produção dos Estados Unidos e, em 1945, era professor de Estatística na Universidade de Nova Iorque. Ao visitar o Japão, ficou encarregado de reestruturar a indústria local por meio da realização de palestras que abordavam o tema do controle da qualidade.

Houve receptividade por parte do público japonês, tanto que, como reconhecimento pela sua contribuição à indústria japonesa, em 1951, a União dos Cientistas e Engenheiros Japoneses instituiu um premio que levava o sobrenome do engenheiro, o Premio Deming. Sua importância foi tão grande para o desenvolvimento da economia japonesa no pós-guerra que, em 1960, foi convidado pelo Japão, para ajudar a indústria japonesa. A intenção era mudar a percepção de que o Japão somente produzia imitações baratas para uma nação que poderia produzir produtos inovadores e de qualidade.

Segundo Deming, se os japoneses seguissem as suas instruções, eles poderiam conseguir os seus objetivos em cinco anos. Poucos acreditaram, mas decidiram aceitar o desafio e, para a surpresa do próprio Deming, conseguiram sucesso em quatro anos.

Pelos seus esforços, foi agraciado, pelo Imperador Hiroito, que lhe conferiu a Medalha da Segunda Ordem do Tesouro Sagrado.

É interessante destacar que os japoneses notaram a importância do controle da qualidade antes dos americanos. Somente quarenta anos depois, no final dos anos 80 foi criado o prêmio de qualidade Malcolm Baldrige. Diante da ameaça da indústria japonesa, os ocidentais deram-se conta da necessidade da gestão da qualidade.

A filosofia de negócios de Deming é resumida nos seus famosos "14 pontos". Esses pontos inspiraram mudanças significativas em grande número de empresas americanas, que buscavam se tornar mais competitivas no âmbito internacional.

Os 14 pontos:

1 - Constância de Propósitos

Criar constância de propósitos para a melhoria contínua de produtos e serviços para a sociedade, alocando recursos visando mais as necessidades de longo prazo, que o lucro imediatista, com a finalidade de permanecer competitivos, permanecer nos negócios e propiciar empregos.

2 - A Nova Filosofia

Adotar a nova filosofia. Nós estamos numa nova era econômica, criada no Japão. Nós não podemos mais conviver com níveis atualmente aceitos de atrasos, enganos, materiais e trabalhos defeituosos. A transformação do estilo de gerenciamento ocidental é necessária para deter o declínio contínuo dos negócios e das indústrias.

3 - Término da Dependência na Inspeção em Massa

Eliminar a necessidade da inspeção em massa como uma forma de determinar a qualidade, mas conseguir essa qualidade introduzindo-a no produto. Deve-se exigir evidência estatística de que a qualidade está sendo produzida tanto nas funções de manufatura quanto nas compras.

4 - Terminar com o Conceito de Contratos pelo Menor Preço

Terminar com a prática de fechar um contrato somente com base no preço. Em lugar disso, exigir requisitos de qualidade, junto com o preço. Reduzir o número de fornecedores do mesmo item, eliminando aqueles que não se qualificam com base em critérios estatísticos e outras evidências da qualidade. O objetivo é reduzir o custo total, não apenas o custo inicial, minimizando as variações de qualidade. Esse objetivo pode ser conseguido, indo na direção de se ter apenas um fornecedor para cada item. Isso criaria uma relação de longo prazo de lealdade e confiança. Gerentes de compra tem um novo trabalho e devem aprendê-lo.

5 - Melhorar Cada Processo

Melhora constantemente e para sempre, cada processo para o planejamento, produção e serviço. Procurar continuamente por problemas a fim de melhorar cada atividade na organização, para melhorar a qualidade e a produtividade e, assim, diminuir os custos constantemente. Instituir inovação e melhoria constante dos produtos, serviços e processos. É função da gerência trabalhar continuamente no sistema (projeto, recebimento de materiais, manutenção, melhoria das máquinas, supervisão, treinamento e retreinamento).

6 - Instituir o "on the training job" - treinamento no trabalho

Instituir métodos modernos de treinamento no trabalho (on the job training) para todos, incluindo a gerência, de forma a obter o melhor de cada empregado. Novas habilidades são necessárias para se lidar com modificações de materiais, métodos, projeto de produtos e serviços, maquinário, técnicas e serviço.

7 - Criar Lideranças

Adotar e criar lideranças, destinadas a ajudar as pessoas a fazer um trabalho melhor. A responsabilidade dos gerentes e supervisores deve voltar o seu foco para a qualidade. Melhoria na qualidade resultará, automaticamente, na melhoria da produtividade. A gerência deve assegurar que ação imediata seja tomada quando forem reportados defeitos, requisitos de manutenção, instrumentos inadequados, definições operacionais pouco claras e toda e qualquer condição prejudicial à qualidade.

8 - Livrar-se do Medo

Deve ser encorajada a comunicação entre todos e outros meios para eliminar o medo que possa permear a organização de forma que todos possam trabalhar efetivamente e de forma mais produtiva para a organização

9 - Quebrar barreiras

Devem ser eliminadas as barreiras entre os departamentos. As pessoas em áreas diferentes, como leasing, manutenção, administração, possam trabalhar em equipe para enfrentar problemas que possam ser encontrados com os produtos e serviços da organização.

10 - Eliminar as exortações

Acabar com o uso de slogans, posters e exortações para os trabalhadores, exigindo Zero Defeitos e novos níveis de produtividade, sem oferecer métodos de como fazê-lo. Tais exortações apenas criam relações conflituosas; o grosso das causas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com