TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Navegação

Por:   •  26/8/2022  •  Seminário  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

A busca pelo desenvolvimento e melhores condições de vida fez com que a humanidade buscasse alternativas de transportes, dentre essas, o uso de pequenas embarcações para seu deslocamento e transporte de materiais (BRASIL/BIT, 2022). Diante desta alternativa, a humanidade procurou ampliar seus conhecimentos de navegação, melhorando as embarcações ampliando sua capacidade de pessoas, cargas e sua autonomia.

Novas tecnologias implementadas nas embarcações incidiram em conquistas territoriais e busca de novos mercados a serem explorados, demonstrando ao mundo a importância do transporte aquaviário, sobretudo o marítimo.

A descoberta de novos continentes promoveu mudanças significativas, sejam elas culturais, com a miscigenação de povos e desenvolvimento de novas culturas, ou econômicas, com o crescimento de riquezas e expansão de mercado. A partir deste momento, as rotas exploratórias tão conhecidas no mediterrâneo já não rendiam os lucros almejados, dando início ao desenvolvimento da navegação fluvial entre as nações.

Partindo para navegação costeira, os primeiros navegadores não se aventuravam longe do continente, de modo que conseguiam facilmente inferir sua posição por pontos de referência fixos ao largo da costa. Com o crescimento do regime econômico do mercantilista e o absolutismo, várias nações europeias nos séculos XIV a XVIII, buscam se desenvolver com a navegação cabotagem à procura de novas rotas comerciais que lhes trouxessem facilidades econômicas, tal situação expandiu a construção naval, resultando na otimização dos processos de construção, além da melhoria na autonomia e capacidade das embarcações.

Um outro fato importante para a navegação, foi a revolução industrial do século XVII, que proporcionou o desenvolvimento de máquinas a vapor, onde facilmente foram instaladas  nas embarcações aumentando as velocidades, mais tarde movidas por motores a combustão com turbinas e até energia nuclear.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com