TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Conceito de Representação para Entendermos uma Sociedade no Tempo

Por:   •  20/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

ELISA VENÂNCIO DE OLIVEIRA

 RA: 8091012

PORTFÓLIO

CICLO 2

Centro Universitário Claretiano

Licenciatura em História, Historiografia, Tutor Rodrigo Touso Dias Lopes.

Caraguatatuba - SP

2019

[pic 3][pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Licenciatura em História

Disciplina: Historigrafia

Tutor: Rodrigo Touso Dias Lopes

R.A.: 8091012

Aluno: Elisa Venâncio de Oliveira

        

ATIVIDADE

A partir do seu estudo, responda qual a importância do conceito de Representação para entendermos uma sociedade no tempo, segundo Roger Charlier?

Roger Charlier é professor e historiador frances que faz parte do que conhecemos como “Nova História Cultural”. Onde através de muita pesquisa, estudo e reflexão a História foi reconsiderada por historiadores acadêmicos de varias nacionalidade, incluindo o Brasil, devido o cenário pós moderno.

Charlier interpreta Representação em dois conceitos:

O primeiro define a Representação como uma “interpretação” de algo. Sendo assim o que se representa é diferente daquilo que é representado, apenas se assemelha, mas não o é exatamente.

        Já a segunda definição segundo Charlier é a representação como a exposição de uma presença.

Para ele a representação deve ser apreendida como: “[...] o produto do resultado de uma prática. Então, um fato nunca é fato. Seja qual for o discurso ou meio, o que temos é a representação do fato.” (Makowiecky, 2003,p.4)

Através dos feitos e obras tanto históricas, quanto da atualidade são revelados os mitos, a cultura, os costumes, as crenças e verdade, porém são estes verdades representadas de um discurso da época, isto é, de cada período histórico.  A interpretação desses relatos e fatos podem ser feitas de diversas maneiras, tendo em vista o contexto e a subjetividade de quem os interpreta. A difusão cultural requer uma análise que relacione três aspectos sendo eles: o texto, o objeto que o comunica e a recepção. Estes conceitos são imprescindíveis para o conceito de representação para compreendermos a sociedade no tempo.

Portanto, considerando que em cada sociedade são inúmeras e conflitantes as maneiras como se relacionam com o passado, cada qual estabelece uma relação dita como verdadeira, seja ela oriunda do indivíduo ou da coletividade, cabe ao historiador identificar a influencia de tais representações, e de acordo com seus critérios de trabalho, compor seu conhecimento do passado fundamentando-se na interpretação crítica, científica e analítica dos fatos e documentos.  

        

Referencias Bibliograficas:

MAKOWIECKY, Sandra. Representação: a palavra, a idéia, a coisa. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, n. 57, dez. 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (340.7 Kb)   docx (73.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com