TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Sociedade

Pesquisas Acadêmicas: Conceito De Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

Conceito de sociedade:

Na linguagem politica atual, o conceito de sociedade civil coloca-se em contraposição ao Estado.

Vista sobre esse ângulo, a Sociedade civil ao mesmo tempo que restringe o Poder do Estado também legitima a autoridade estatal quando esta se encontra nos marcos legais.

Uma importante característica da sociedade civil é que ela implica pluralismo e diversidade. Nesse sentido organizações ou movimentos que reivindicam para si o monopólio do espaço politico e de representação social na sociedade e ou que defendem o particularismo e a exclusão como movimentos fundamentalista religiosos, étnicos, ou revolucionários contradizem a natureza pluralista da sociedade civil.

Cidadania:

A palavra cidadania, originalmente, definia a condição daqueles que viviam nas cidades europeias até o inicio dos tempos modernos.

A LUTA PELA CIDADANIA, E COMUM ENCONTRARMOS PESSOAS PARA AS QUAIS A IDEIA DE CIDADANIA SIGNIFICA, APENAS TER O DIREITO DE VOTAR LIVREMENTE NA EPOCA DAS ELEIÇOES.O DIREITO DO VOTO E, SEM DUVIDA UM EXEMPLO DA PRATICA DA CIDADANIA.ENTRETANTO, O TERMO NAO SE RESTRINGE A ISSO.SEU CONCEITO E MUITO MAIS AMPLO.A CIDADANIA EXPRESSA UM CONJUNTO QUE DA A PESSOA A POSSIBILIDADE DE PARTICIPAR ATIVAMENTE DA VIDA E DO GOVERNO DE SEU POVO.QUEM NAO TEM CIDADANIA ESTA MARGINALIZADO OU EXCLUIDO DO GRUPO SOCIAL E DA TOMADA DE DECISOES, FICANDO NUMA POSIÇAO DE INFERIRIDADE DENTRO DO GRUPO SOCIAL.OS DIREITOS DO CIDADAÔ, ENTRETANTO NAO SURGEM POR?ASO, ELES SAO RESULTADOS DA LUTA DE PESSOAS QUE SONHARAM COM UM MUNDO SEM OPRESSAO E DA LUTA DAS PESSOAS QUE AINDA SONHAM , COM UMA SOCIEDADE JUSTA.OS DIREITOS QUE USUFRUIMOS HOJE FORAM E CONTINUAM SENDO CONQUISTADO, POR CAUSA DE GRANDES PARTICIPAÇAO ATIVA DE PESSOAS.O DIREITO DE PESSOAS PROFESSAREM LIVREMENTE SUAS IDEIAS, POR EXEMPLO, SO SE TORNOU REALIDADE, PORQUE NO PASSADO, MUITOS LUTARAM E ATE MORRERAM, POR ESSAS IDEIAS.POR ISSO, COSTUMA.SE DIZER QUE A CIDADANIA NAO E ALGO€ABADO, MAS SIM, ALGO QUE SE CONTROI TODOS OS DIAS, JUNTO COM A CAPACIDADE DE ORGANIZAÇOES E INTERVENÇAO SOCIAL.

ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS (ONGs).

As ONG’s (Organizações não governamentais) são organizações formadas pela sociedade civil sem fins lucrativos e que tem como missão a resolução de algum problema da sociedade, seja ele econômico, racial, ambiental, e etc, ou ainda a reivindicação de direitos e melhorias e fiscalização do poder público.

Também chamado “terceiro setor”, embora essa definição não seja muito clara, as organizações sem fins lucrativos são particulares ou públicas, desde que não tenham como principal objetivo a geração de lucros e, que se houver geração de lucros, estes sejam destinados para o fim a que se dedica a organização não podendo este ser repassado aos proprietários ou diretores da organização.

As organizações da sociedade civil são uma forma de suprimir as falhas do governo com relação à assistência e resolução dos problemas sociais, ambientais e até mesmo econômicos podendo também auxilia-lo na resolução desses problemas embora isso seja uma característica um tanto quanto negativa, pois expressa o distanciamento do governo com relação às suas responsabilidades para com a sociedade. As organizações têm ainda a capacidade de despertar o civismo e a cooperação social nos seus participantes. Constituindo uma forte ferramenta de mobilização social, as organizações da sociedade civil contribuem para a manutenção da democracia uma vez que possibilita a manifestação dos interesses das minorias. Comprovadamente, qualquer pessoa que integre alguma organização civil possui maior consciência política e é mais participativa nas questões que envolvem decisões públicas e/ou afetem a sociedade como um todo mesmo que o fim de tal organização não seja político.

No Brasil, as organizações não governamentais sem fins lucrativos ganham força à partir do processo de redemocratização política que se deu após o período da Ditadura Militar (1964-1985). Mas foi a partir da década de 90 que surgiram as principais organizações não governamentais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com