TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Indepedência Do Brasil

Exames: A Indepedência Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2014  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

A Independência do Brasil

Antes de partir para Portugal, Dom João VI esvaziou os cofres do Banco do Brasil, levando quase todo o ouro para Portugal e deixou Dom Pedro como príncipe regente.

Os portugueses, porém, não gostaram da permanência de Dom Pedro no Brasil, pois queriam que o Brasil voltasse à posição de colônia. Os brasileiros elaboraram, então, um documento, assinado por milhares de pessoas, pedindo a sua permanência no Brasil. Dom Pedro se mostrou favorável à solicitação:

- Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.

Esta declaração de Dom Pedro foi feita no dia 09 de janeiro de 1822, data que ficou conhecida como o Dia do Fico.

Dias depois, Dom Pedro formou seu ministério, nomeando para ministro do Reino José Bonifácio de Andrada e Silva.

Como as ameaças de Portugal continuaram, Dom Pedro que fora controlar conflitos entre brasileiros e portugueses na província de São Paulo, anunciou, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, no dia 07 de setembro de 1822: “Brasileiros, as cortes de Lisboa, querem escravizar-nos”. De hoje em diante, nossas relações estão quebradas. Nenhum laço nos une mais, estamos separados de Portugal. Puxando a espada gritou:

“Independência ou morte!”

Vinda da família real para o Brasil

Napoleão Bonaparte, imperador da França, havia decretado o bloqueio continental, estabelecendo que todos os países europeus deviam fechar seus portos aos ingleses. Portugal não aceitou o bloqueio.Em 1808, a Família Real abandonou Portugal porque as tropas francesas invadiram o país. A Corte veio para o Brasil e instalou o governo no Rio de Janeiro. O príncipe D.João determinou a abertura dos portos, permitindo a todas as nações amigas o comércio com o Brasil.

D. João governava como príncipe regente porque sua mãe, a rainha D. Maria I, estava muito doente.D. João tomou importantes medidas que trouxeram muitos benefícios ao Brasil: a criação do Banco do Brasil, da Academia Militar e da Marinha, do Jardim Botânico, do Museu e da Biblioteca Nacional, da Imprensa Régia, da Academia de Belas-Artes e do Arsenal da Marinha.

Também permitiu que fossem abertas fábricas no Brasil. Houve um certo progresso, mas o governo teve de aumentar impostos para sustentar despesas com a Corte.

Por isso, o descontentamento dos brasileiros continuou.

Em 1815, o Brasil deixou de ser colônia e tornou-se Reino Unido a Portugal. Com isso, as capitanias passaram a ser chamadas de províncias.

Em 1818, coma morte da rainha, D. João foi coroado rei com o título de João VI.

Em 1821, D. João VI voltou para Portugal. Ao se despedir, entregou a chefia do governo brasileiro ao seu filho D. Pedro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com