TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lepra nos Arquivos de Saúde Pública em Goiás na década de 1950

Por:   •  19/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

JUSTIFICATIVA

 A Lepra nos arquivos de saúde pública em Goiás na década de 1950

       No estado de Goiás, segundo os dados corroborados pelos arquivos de saúde pública, da  Secretaria de Estado da Saúde de Goiás-  Goiânia,  publicado em setembro de 1951, contém relatos sobre a doença lepra em Arquivos de Saúde Publica, são uma coletânea de textos da década de 50 de médicos e profissionais da Saúde Pública, os médicos responsável Dr. Faivre, Lauro de Souza Lima, Miguel Couto, Mario Álvares da Silva Campos, Dr. Eunice Weaver, Dr. Orsini de Castro, Dr. Clovis Figueirado, Dr. Mario Pinotti.

    No texto  da Saúde Pública, destaca um trecho que diz: "  Não existe doença tão deformada pelas lendas, superstições e preconceitos como a lepra ". que foi uma doença conhecida desde a mais alta antiguidade, sempre inspirou, preconceito, repulsa e medo que ainda existe nos dias de hoje. A contagiosidade da lepra tem se baseado em duas teorias: A hereditariedade e a da contagiosidade, é uma doença conhecida e temida desde os mais recuados tempos, foi dita contagiosa muito antes da era pausteriana, as conseqüências são desastrosas, daqueles que tem conhecimento da doença, a segunda é incontestável, apresenta provas concretas a favor do contágio. Melhor dizer que a doença: morféia, lepra, mal de lázaro, elefantíase dos gregos, mal de Hansen, esteve em constante movimento. A história da lepra, como problema, insere-se no quadro da história da saúde e das doenças, um campo cuja consolidação pode ser facilmente notada.

    Quais as representações da lepra nos arquivos de saúde pública em Goiás na década de 1950, 1951, 1952.,  As representações sociais são conhecimentos práticos que se desenvolvem nas relações do senso comum, são formadas pelo conjunto de idéias da vida cotidiana, construída nas relações estabelecidas entre sujeitos ou através das interações grupais. Representações se tornaram uma fonte de conhecimento cientifico, relevante para a compreensão das ações humanas na atualidade. A pesquisa e sobre a lepra nos arquivos de saúde pública em Goiás, essa pesquisa é importante para compreendermos essa fonte, nos arquivos da Saúde Pública na década de 1950, para que conseguimos compreender as representações dos médicos,  assim o III Congresso Médico do Brasil centra e V do triangulo Mineiro Goiano.

      Explicando melhor como os leprosos eram atendidos , eram vistos socialmente, como lidavam com os preconceitos em tornos deles, como eram tratados diante da sociedade. Com esse projeto as duvidas serão esclarecidas, essa fonte é interessante para compreender as representações médicas sobre a doença em Goiás, o tratamento da doença é realizado com a Poliquimioterapia (PQT), uma associação de antibimicrobianos, essa associação diminui a resistência medicamentosa do bacilo, que ocorre com freqüência quando se utiliza apenas um medicamento, o que acaba impossibilitando a cura da doença.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com