TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MESOAMÉRICA ANTES DE 1519

Por:   •  7/5/2018  •  Resenha  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

SÍNTESE :

A MESOAMÉRICA ANTES DE 1519.

Geografia

o termo mesoamérica vai além de apenas delimitar uma região geográfica em específico. Vale também para designar os as altas culturas e povos anteriores à chegada do europeu  à América central.

Esta porção de terra faz divisa com oceano pacífico ao oeste, e ao leste  com o oceano atlântico, Permeada por diversos rios, correntes de ar e com a umidade vinda do contato com os oceanos possibilitaram este espaço ser berço de fauna, flora, e relevo únicos.  

Já a porção mais ao norte, que hoje recebe o nome de Zacatecas, é de característica mais desértica, se assemelha a alguns territórios do centro-sul dos EUA.

 As vésperas da chegada dos Espanhóis esta região era dominada pelos belicosos CHICHIMECAS, povo hostil e de costumes guerreiros que enfrentava uma realidade um tanto quanto inóspita devido ao tipo de terreno que ocupavam .

Ocupação ancestral

Especula-se que a ocupação das Américas, via estreito de Bering, tenha se dado a mais de 37.000 mil anos. Os territórios na direção noroeste da parte norte do continente americano foram os que receberam as primeiras levas destes migrantes, e acredita-se que, mesmo com número de indivíduos limitado, deu-se assim os primórdios da ocupação americana.

A cada “onda” de migrantes que lograva êxito em fazer a travessia, aumentava mais o “contingente” humano capaz de povoar esta gigantesca faixa de terra, até então um continente inteiramente intocado pelo homo-sapiens.

   

Estes primeiros empreendedores eram algumas pequenas tribos de caçadores coletores que perambulavam pelo território e muito rapidamente prosperaram pela farta e variada oferta de comida, água corrente e clima tropical favorável.

À pouco mais de 5000 mil anos  se deu a domesticação de algumas culturas de alimentos que poderiam ser cultivas periodicamente e muito facilmente por este povos, dando início ao primeiro uso da Agricultura de modo consciente pelo homem no continente americano.

 Plantava-se abóbora, pimenta malagueta, feijão e milho.

Com o aumento da população veio o povoamento das terras vazias até então, impulsionada pelo domínio da agricultura(5000 A.C)  e pela proximidade de águas correntes foi possível estabelecer várias pontos ou aldeias de agricultores e também de artesãos de cerâmica e outros materiais refinados.(a partir de 2300 A.C) que futuramente se congregariam e formariam um povo que hoje chamamos de OLMECAS.

A organização dos povos pré-colombianos – os OLMECAS.

Com a riqueza gerada por este boom agrícola estes povos puderam experimentar um crescimento nunca alcançado por seus ancestrais coletores-caçadores. Dispuseram de recursos para de fixar na região que hoje é chamada de La Venta.

Há indícios de que desenvolveram uma noção refinada de urbanismo, o que lhes deu a oportunidade de deixar a vida nômade de lado, criando também estratos sociais (Politico, Religioso e Social) semelhantes à diversas sociedades com as quais nunca tiveram contato prévio.

Suas magníficas construções arquitetônicas tinham utilidade e cunho religioso, sendo realizados rituais religiosos e de sacrifício ao ar livre. Seus ritos tinham a marca tribal de associar os acontecimentos do dia- a dia com as forças da natureza, a fauna local e a posição dos astros (que forneceu calendários precisos) observados por estes povos.

Em diversos templos foram encontrados objetos religiosos de diferentes materiais, o que nos leva a crer em uma divisão consciente do trabalho.

Agricultores, artesãos, ourives,milicianos e clérigos (que provavelmente controlavam o culto sagrado e a política.

Estes povos também sofriam algumas limitações, não conheciam o cavalo ou o gado, não dispondo assim de animais de tração domesticados. O único animal que se tem noticia de ser domesticado por variados povos da meso América é o cachorro mexicano sem pelo, fiel companheiro dos nativos. Desconheciam também a roda, grande empecilho para longos transportes de carga e mercadorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com