TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mais Longa Revolução: A Mais Descoberta Da Agricultura -Mesolítico E Neolítico-

Monografias: A Mais Longa Revolução: A Mais Descoberta Da Agricultura -Mesolítico E Neolítico-. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2014  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 3

ELIADE, Mircea.” A mais longa revolução: A mais descoberta da agricultura -Mesolítico e Neolítico” in: Historia das crenças e idéias religiosas.Porto : Rés, sd, vol. I, p.33-56.

No capitulo estudado Mircea tem por objetivo a explanação de como se desenvolveu a agricultura e a metalurgia nos períodos: mesolítico e neolítico com ênfase em como isso, a agricultura e a metalurgia, afetaram a vida do homem: a sua religião, seus rituais, sua organização social e até mesmo a sua arquitetura, Mircea faz também comparações entre esses períodos e os dias atuais, enfatizando as permanecias.

Com o fim da era glacial afetou-se tanto a flora quanto a fauna, mudando o clima e a paisagem, o que provocou a migração dos animais, e o homem como caçador teve que acompanhar a sua presa, obrigando-o a instalar-se próximo a litorais ou lagos, ou seja, a agricultura acabou aparecendo de forma muito lenta na Europa.

A domesticação dos primeiros animais e o cultivo das primeiras gramíneas levou o homem a pensar que a terra tinha um ciclo de fertilidade assim como a mulher, assim a mulher ganhou espaço na sociedade já que ela conhecia “os mistérios da criação”, o trabalho na lavoura mais tarde é compreendido como similar ao ato sexual, eles entendiam que antes da agricultura a Mãe Terra dava a luz a tudo sozinha e que agora com a agricultura eles eram responsáveis por ajudá-la.

Com o sedentarismo o homem modificou o seu comportamento dentre os quais houve o aperfeiçoamento do calculo o tempo, já que a colheita era incerta e dependia disso foi imposta também a divisão do trabalho onde aqueles caçadores que se recusavam a participar da agricultura ficavam responsáveis pela segurança da aldeia.

Obviamente há também as conseqüências de tal descoberta e dentre todas a mais relevante foi a conseqüência religiosa já que,eles buscavam explicar a origem esse acontecimento por meio de mitos dentre os quais:1)os frutos comestíveis teriam nascido de uma deusa sacrificada,2)as plantas nutritivas seriam originárias do excremento de uma divindade e 3)um furto primevo o que nos remte ao mito de Prometeu o que caracteriza uma permanência,no entanto a criatividade religiosa não foi despertada de todo pela agricultura mas com uma parcela de contribuição do interesse pelo misterioso ciclo da vida.

Como advento da agricultura a riqueza acumula-se e com isso há um considerável progresso no trabalho com metais, esta mitologia, a dos metais, foi a mais rica e mais elaborada em torno do ferro que inicialmente só tinha origem de meteoros e por ser tão raro era usado preferencialmente em rituais e foi com a descoberta da fundição de magnetite ou hematite que a metalurgia do ferro terrestre transformou esse material para o uso diário,no entanto isso acarretou em mudanças religiosas importantes,porque o metalúrgico passou a gozar de auto estima,já que ele extraia os minérios deum campo desconhecido: o mundo subterrâneo,antagonicamente eles também eram temidos e asvezes isolados pois eram considerados senhores do fogo devido às altas temperaturas a que se submetiam para fazer a fundição dos minérios.

O autor, de certa forma, faz uma espécie de comparação sem seguir uma linha de raciocínio deixando às vezes o leitor confuso com a redundância, obrigando o leitor a retornar a algumas passagens do texto, exigindo conhecimentos prévios sobre a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com