TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais medidas de segurança existentes para a aplicação de pesticidas na agricultura

Trabalho acadêmico: As principais medidas de segurança existentes para a aplicação de pesticidas na agricultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  2.387 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

A característica mais marcante do século XX foi o intenso e contínuo processo de mudanças tecnológicas e organizacionais, que atingiram o mundo da produção, desencadeando grandes transformações nas formas, nos processos e nas relações de trabalho.

A agricultura que anteriormente era familiar converteu-se numa atividade orientada para a produção comercial, com a responsabilidade de alimentar um contingente populacional cada vez maior. A produção agrícola passou a ter como objetivo o aumento da produtividade.

A mecanização foi à primeira mudança na área tecnológica da Agricultura, onde diversas atividades agrícolas sofreram substituição da mão-de-obra pela maquinaria, desencadeando assim o êxodo rural.

Logo após a mecanização, a partir de 1930, houve a introdução dos agroquímicos no campo, em especial os agrotóxicos, intensificando-se sua utilização a partir da Segunda Guerra Mundial. Muitos dos compostos produzidos como armas químicas foram transformados em agrotóxicos para combater o “inimigo da lavoura”

Com a aplicação de modo indiscriminado e excessivo dos agrotóxicos percebeu-se que favoreceu o aparecimento de “pragas” mais resistentes, que por sua vez, exigiram novos e mais potentes produtos para controle.

A partir dessas mudanças o trabalhador rural passou a ficar exposto a riscos e danos a saúde sendo que os agrotóxicos constituem-se em um dos mais importantes fatores de riscos para a saúde humana, danos ao meio ambiente.

As principais exposições a agrotóxicos ocorrem nos setores agropecuários, saúde pública, firmas desinsetizadoras, transporte, comercialização e produção.

Agrotóxicos são substâncias químicas utilizadas para prevenir, combater ou controlar uma praga e Inúmeras vezes se tem tomado conhecimento de intoxicações do homem do campo ao aplicar agrotóxicos nas lavouras, seja por causa acidental ou pelo abuso com relação às medidas recomendadas (RIBEIRO, 1978).

O uso de agrotóxicos na agricultura é intensivo, multiquímico e vários pesquisadores vêm enfocando as intoxicações por agrotóxicos como um grave problema de saúde, no campo. Entretanto os estudos brasileiros na área ainda são poucos sobre as características do uso ocupacional ou sobre as intoxicações por agrotóxicos.

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo geral

Levantar as principais medidas de segurança existentes para aplicação de agrotóxico na agricultura

1.2.2 Objetivos específicos

- Analisar a atividade de aplicação de agrotóxico

- Conhecer os riscos envolvidos na aplicação de agrotóxicos

- Levantar as medidas de segurança para aplicação de agrotóxico

1.3 JUSTIFICATIVA

Infelizmente no meio rural brasileiro, temos elevados índices de analfabetismo, falta de instrução e alto índice de miséria além da falta de apoio técnico o que contribui para a manutenção das precárias condições de trabalho.

Para Leambert (1997) muitos agricultores vêem os agrotóxicos como algo absolutamente essencial. Infelizmente o uso dessas substancia causas graves dados a saúde e ao meio ambiente..

Além da exposição do trabalhador, a contaminação alimentar e ambiental coloca em risco de intoxicação outros grupos populacionais, dentre eles pode se destacar as famílias dos agricultores, população circunvizinha a uma unidade produtiva e a população em geral, que se alimenta do que é produzido no setor agrícola.

Atualmente existe uma gama muito grande de produtos químicos para diversas naturezas e é preciso muito conhecimento para manuseá-los corretamente, pois seus efeitos sobre a saúde não dizem respeito apenas aos trabalhadores expostos, mas à toda população.

Diante do aumento do consumo de agrotóxicos no Brasil, sabendo-se dos problemas que esta prática causa ao homem se faz necessário conhecer os riscos e as medidas de segurança existentes para aplicação de agrotóxico.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

AGRICULTURA NO BRASIL

Segundo Leambert (1997) Os primeiros seres humanos eram caçadores nômades, seguiam os animais para abatê-los e usá-los como alimentos, então a cerca de 12 mil anos descobriram que podiam domesticar animais. Mas mesmo assim continuavam nômades levando seus rebanhos em busca de pastagem. Então a 9 mil anos houve uma grande mudança, descobriu-se que uma planta podia ser moída para fazer pão, e começou-se a cultivá-la nascendo assim a agricultura, que se desenvolveu em diversas partes do mundo. Os povos aprenderam a cultivar diversas plantas.

O período que antecede a década de 50 foi marcado pela dificuldade de comunicação restringindo a relação comercial, dessa forma o escoamento da produção era feito através de tropas que levavam dias para chegar ao destino. Nessa época a produção agrícola era diversificada suficiente para abastecimento da família e realização de trocas. (CAMPANHOLA, 2004)

Ainda de acordo com Campanhola (2004) A crise do café na década de 30 provocou uma reorientação da produção agrícola, introduzindo novas culturas a produção em grande escala.

Campanhola (2004) a década de 70 foi marcada pela chegada dos insumos agrícolas os agrotóxicos, introduzido os agricultores em um processo de modernização, intensificando a participação dos pequenos agricultores.

Para Konsen (1978) a produção rural mantém uma posição de importância na economia do Brasil, essa importância decorre da natureza dos produtos em face das necessidades básicas do homem, além disso, vários setores da indústria necessitam de matérias primas advindas do setor rural ou produzem insumo para as atividades agrícolas.

Para Grisolia (2005) na busca de maior produtividade possível por hectare os produtores tem o agrotóxico como papel preponderante no modelo agrícola existente no Brasil, os agrotóxicos sendo muitas vezes considerados indispensáveis, porém são os principais poluentes químicos que se difundem no planeta.

AGROTÓXICOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com