TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mais antiga guerrilha do mundo

Por:   •  23/11/2017  •  Artigo  •  4.017 Palavras (17 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 17

FARC-EP: A mais antiga guerrilha do mundo



Ronald Pereira da Silva
[1]



RESUMO: O presente artigo explica os motivos que levaram ao surgimento da força guerrilheira na Colômbia chamada “FARC-EP”, a mais antiga guerrilha do mundo. Oficialmente fundada em 1964 e hoje está presente em quase todo território colombiano. É reconhecida no mundo todo, e por muitos países considerada um grupo terrorista. O país colombiano é hoje um dos maiores produtores de cocaína do mundo, toda essa produção é controlada pelas FARC. A guerrilha criou um poder paralelo ao Estado sendo um dos maiores inimigos do governo. Buscamos mostrar a formação, estrutura e ideologia do movimento que tem como meta alcançar o poder.        


Palavras-chave: Farc. Guerrilha. Colômbia.        


ABSTRACT: This article explains the reasons that led to the emergence of the guerrilla force in Colombia called "FARC-EP", the oldest guerrilla in the world. Officially founded in 1964 and today it is present in almost all Colombian territory. It is recognized worldwide, and by many countries considered a terrorist group. The Colombian country is now one of the largest producers of cocaine in the world, all this production is controlled by the FARC. The guerrilla created a power parallel to the state being one of the government's biggest enemies. We seek to show the formation, structure and ideology of the movement that aims to achieve power.


Keywords: Farc. Guerrilla. Colombia.                

  1. INTRODUÇÃO

A partir dos anos 1940, a guerrilha colombiana surgiu da guerra civil e foi provocada por um choque entre as facções do Partido Conservador (PC) e do Partido Liberal (PL). A batalha civil originou-se do assassinato do caudilho liberal e populista Jorge Eliécer Gaitán, militante do PL, que possuía uma fala anti-governo. Fundou a União Nacional de Esquerda Revolucionária e liderava uma campanha a favor das reformas políticas e sociais. Ele era candidato na campanha presidencial e contava com o apoio dos trabalhadores. Após ser assassinado, houve manifestações de operários e camponeses em todo o país colombiano. Sua morte causou uma revolta popular na população colombiana, com passeatas violentas que ficou conhecidas como Bogotazo.

O atrito entre os partidos conservador e liberal atingiu o campo, desencadeando uma onda de violência. Os líderes rurais começaram a usar a identificação partidária como pretexto para as ambições pessoais. Os camponeses organizados pelo PCC (Partido Comunista Colombiano) organizaram os primeiros foros de resistência armada, assumida a luta pela sua própria existência e também pela defesa de seus objetivos. Os atritos entre camponeses e grandes proprietários de terras aumentaram quando os mesmos exigiram o direito as terras não produtivas abandonadas; começando assim, a invadirem as terras, pois o governo não se importava com a reinvindicação do povo do campo. Os assentamentos tornaram-se refúgio das vítimas que sofriam violência pelos latifundiários.

Foi instalado o governo militar do General Rojas Pinilla para pacificar e solucionar a convulsão social pela qual passava o país. Houve um entendimento entre os partidos Liberal e Conservador no ano de 1958, que ficou conhecido como FN (Frente Nacional), possibilitando um monopólio no poder, distribuindo os cargos públicos, postos de representação e alternância na presidência. A Frente Nacional nasceu da coalizão entre os Partidos Liberal e Conservador, pondo fim as discussões políticas. Desenvolveu-se uma luta interna nos quadros do PCC. O PCC procurou ganhar um setor importante: a juventude.

A Juventude Comunista (JUCO) teria a responsabilidade de recrutar quadros jovens para aumentar a base social e política do partido. A revolução cubana ajudou neste processo de desenvolvimento das ideias comunistas entre os jovens... o movimento cubano acabou criando nos jovens a visão da vitória através das armas e não mais através da luta pacífica. (CEARÁ, 2009, p. 210).

Outro ponto importante foi o debate ocorrido na década de 60 entre os partidos soviético e chinês. O PCC adotou a política de expulsão aos críticos e opositores de sua política de alianças.         
                  No campo, os grupos de autodefesa abandonaram a mobilidade e começaram a criar zonas de “colonização armada” ou regiões de autodefesas. A guerrilha nasceu em função de um histórico conflito político e de extrema pobreza.

Os recursos naturais exportados pela Colômbia passaram a ser cada vez mais valorizados, e os camponeses começaram a perceber que estavam sendo explorados, pois seus patrões ganhavam muito dinheiro, enquanto suas remunerações eram baixas. Uma saída para esta situação foi a venda do café diretamente pelos pequenos agricultores a um preço menor (LUCERO, 2011, p. 55).

São dois os fatores associados ao surgimento do movimento revolucionário na Colômbia:

  • A Guerra Fria, produzindo um enfretamento entre o mundo socialista como subprodutos de enfretamento global;
  • A Revolução Cubana, que inspirou movimentos de esquerda, inclusive as FARC-EP.

                  O povo que morava no campo deu início a guerrilha das FARC, devido viver em extrema pobreza.

As Farc são o maior e mais antigo movimento guerrilheiro do mundo. Estão presentes em 24 dos 32 territórios colombianos, porém sua influência política vai além dessas fronteiras, estando também na Venezuela e no Equador. São consideradas o maior inimigo do Estado colombiano e possuem ligações externas com outros grupos revolucionários de cunho esquerdista, como o MST, no Brasil, e o ETA, na Espanha, e são reconhecidos por 33 países como facção terrorista, sendo que a maioria dos governos americanos não as qualifica desta maneira. O Brasil, com o governo Lula, também deixou de reconhecer esta organização como terrorista (INESC, 2002, p.33) (LUCERO, 2011, p. 56).

As FARC se definem como uma organização marxista-leninista, aplicando os fundamentos ideológico-político à realidade colombiana.

  1. DÉCADA DE 1970: PROCESSO DE MUDANÇA ESTRUTURAL E POLÍTICA DAS FARC

O movimento estabeleceu um projeto educativo, tendo como objetivo a formação ideológica apoiando o conceito de expansão da Colômbia, pautadas nos planos de desenvolvimento militar. As FARC se estruturam militarmente:

  • Uma esquadra é composta por 12 homens;
  • Duas esquadras são compostas por 24 homens, formando uma guerrilha;
  • Duas guerrilhas são compostas por 48 homens, formando uma companhia;
  • Duas companhias são compostas por 96 homens, formando uma coluna;
  • Duas colunas são compostas por 192 homens, formando uma frente. Duas ou mais colunas formam uma frente.

Os Blocos de Frente surgiram após o avanço territorial.

  • Um bloco de frente é composto por 5 ou mais frentes, totalizando 960 ou mais homens.

Os Blocos de frente são a estrutura militar abaixo do secretariado e do Estado Maior Central.

Essa linha de ação criou forças esclarecendo aos camponeses que a intenção do movimento era obter apoio no campo diminuindo a inferioridade das forças materiais sendo compensadas por uma superioridade crescente dos meios morais de acordo à uma ação que fosse descoberta. Essa operação se desenvolvia em dois planos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (200.2 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com