TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mesoamérica Antes de 1519

Por:   •  1/4/2021  •  Dissertação  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

Mesoamérica

A Mesoamérica antes de 1519

  Mesoamérica é o termo designado para a região “média” do continente americano, representando povos com uma base e evolução cultural peculiar em relação as demais. Esses povos, tinham características civilizacionais comuns, não como “selvagens”, que era o pensamento do homem europeu. As civilizações, mesmo com suas diferenças, possuíam individualidades fundamentais, resultando em uma ligação, como uma grande família histórica.

  Essas antigas civilizações, se mostravam avançadas em seu conhecimento arquitetônico. E, entre esses povos, pode-se destacar os Omelcas, com suas construções e enormes estruturas de pedras. Também são apontados como os primeiros a organizarem seus ritos e transformarem em uma religião, junto a uma forma ímpar de arte e arquitetura. Há ainda, o crédito de terem se destacado nas construções de templos, na agricultura, sistemas de irrigação, além de um calendário e escrita.

  A existência dos Omelcas, remete-se antes dos Maias e Astecas, se espalhando pelo Golfo do México, chegando muito perto do que viria a ser o território dos EUA. Sua agricultura, arquitetura e comércio, resultaram em um destacamento no que se referia a uma estruturada economia. Nos períodos posteriores, fora surgindo e crescendo novas civilizações como a Chontals, Totonacas, Toltecas e os próprios Maias, que desenvolveram distintas ramificações de sua herança Omelca. Os Maias, embasaram a astronomia, a matemática, a criação de calendários, tanto quanto a escrita hieroglífica. Os Teotihuacán, se destacaram como a capital política e comercial, que abrangia boa parte da Mesoamérica. Porém, foram os considerados “escravos”, os Astecas, que demonstraram êxito no que referia-se ao domínio aos outros povos mesoamericanos. Também, eram chamados de Mexicas ou Chichimecas, sendo uma civilização que fora de encontro a cultura anteriormente implementada, resistindo as práticas agrícolas, religiosas e a habitualidade urbana. Para eles, era de direito retornarem a sua terra de origem e ali permanecer.

  Há quatro divisões para se identificar os povos mesoamericanos: Sedentários Imperiais; Sedentários Não Imperiais; Semissedentários e Não Sedentários.

Características gerais das culturas indígenas

  Mesmo com essas definições, ainda não se pode classificar totalmente um povo como sedentário ou não. Vários grupos mostravam-se flexíveis, passeando entre as características semissedentária e nômade. Nos grupos semissedentários, a agricultura era uma tarefa manejada pelas mulheres em sua maioria, pois, os homens ficavam com a função do caçador guerreiro. Já entre os sedentários, se destacavam os Incas e Astecas, e sua economia era fundada na agricultura, no cultivo de milho, cereais e batata. Se dividiam em aldeias e bando familiares. Diferentes dos semissedentários, esse grupo tinha a função agrícola como do homem.

  Os povos não sedentários, exibiam muito pouca ou nenhuma produção. Eram adeptos do nomadismo, o abandonando apenas em situações extremas, como quando prisioneiros ou quando se misturavam com outras civilizações. Contudo, podemos dizer que todos esses povos tiveram certa expressão artística e cultural durante seu tempo de existência. Podemos dizer também, que todos esses grupos, exceto pelos nômades, tinham bases sociais, que lhes faziam conviver em bandos, com uma distribuição hierárquica. Poderiam estabelecer-se em aldeias ou cidades, entretanto, sempre tinham em igualdade a agricultura, o veículo de sua economia.

  Havia outras civilizações além dos mesoamericanos, como os Andinos. Esses dois povos, tinham suas semelhanças e diferenças. Entre as similitudes, cita-se o conhecimento na agricultura. O que os tornavam díspares era o fato de os Andinos, não terem o cacau, produto unicamente dos mesoamericanos, se tornando uma importante moeda de troca na região. Os Andinos por sua vez, tinham plantios típicos de sua região de altitudes elevadas, como a coca, além da criação de Lhamas e Alpacas, que forneciam carne e um sistema de carregamento de carga. Também possuíam vasto território de prata, o que os fez se destacar mais que os mesoamericanos, pois, produziam objetos e isso, chamava a atenção dos exploradores europeus. Não que os povos na Mesoamérica não soubessem manejar metais como o ouro, a própria prata e o cobre, somente tinham maior uso dos minerais. Sua maior importância, era na escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com