TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mesomérica Antes de 1519

Por:   •  5/8/2018  •  Resenha  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Estadual de Feira de Santana

Curso: Licenciatura em História

Disciplina: História Moderna

Docente: Rodrigo Osório

Discente: Erik Souza Silva

Fichamento:  PORTILLA, Miguel Leon. A Mesoamérica antes de 1519

SOBRE O AUTOR

        Miguel León Portilla é um historiador e antropólogo mexicano, nas nascido em 1926. Estudou na Universidade de Loyola, em Los Angeles, Califórnia; onde obteve graduação em artes no ano de 1951. Em 1956 recebeu o título de doutor em Filosofia pela Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM).

        Como antropólogo, historiador e filósofo, concentrou seus esforços em estudar os povos do México pré-invasão Espanhola.

SOBRE O TEXTO

        Em A Mesoamérica antes de 1519, Portilla disserta sobre o desenvolvimento dos povos e altas culturas da Mesoamérica; as características e o desenvolvimento desses povos períodos anteriores a invasão europeia.

        Ele também se propõe a realizar uma análise geográfica daquela região, levando em consideração os relevos, os vulcões, as variações de terreno de uma região para outra, a diversidade ecológica e a origem dos povos que habitaram a Mesoamérica desde muito antes da chegada dos homens europeus.

        TESE CENTRAL DO TEXTO

        Portilla realiza um remonte bastante detalhado da história da Mesoamérica, mas não utilizando o desembarque dos europeus como ponto de partida para a reconstrução dessas histórias; ele volta muitas épocas antes, milhares de anos antes, e cita até mesmo a chegada do homem ao continente americano, através do Estreito de Bering. Ele faz descrições sobre a geografia da Mesoamérica, a sua geologia, as formas de terreno, solos, sistemas de drenagem, produção de cerâmica..., mas também, descreve a arquitetura, a cultura, o sistema religioso

         

 “(...) delinear rapidamente o desenvolvimento dos povos e das altas culturas da Mesoamérica antes do estabelecimento dos mexicas (astecas) no vale do México (c. 1325); em segundo lugar, examinar as principais características da organização política e socioeconômica e as realizações intelectuais e artísticas durante o período de predominância (séculos XIV e XV) dos mexicas (astecas); e, em terceiro lugar, apresentar uma visão geral da situação reinante na Mesoamérica às vésperas da invasão europeia (1519).” (Pág. 25)

“Mesoamérica é mais que um termo geográfico: designa também a região em que altas culturas e civilizações nativas desenvolveram e disseminaram sob várias formas e em épocas diferentes. ” (Pág. 25 – Nota de rodapé)

“Essa região, onde se desenvolveram as altas culturas, revela talvez maior diversidade ecológica e geográfica do que qualquer outra de tamanho análogo no mundo. Tem uma história geológica complexa. ” (pág. 26)

“Embora a Mesoamérica se localize nos trópicos, a complexidade de seu relevo e a variedade de suas formas de terreno, solos e sistemas de drenagem, aliadas aos efeitos dos ventos e das correntes marítimas, resultam numa diversidade de clima, de vegetação e de vida animal” (pág. 26)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com