TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mitologia Grega

Por:   •  31/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 5

Gaia  - Deusa Mãe

Gaia ou Geia era não somente uma deusa muito poderosa como uma incrível geradora de sua crias. Segundo Hesíodo ela era filha de Caos que era o vazio, o universo vazio sem exatamente nada. Gaia teve irmãos criados por Caos eles eram segundo a história, Gaia (obviamente), Tártaro*, Eros*, Érebo* e Nix*.Gaia se sentindo só, gerou sozinha Urano*, Ponto* e as Óreas*.

Ela gerou Urano, a sua imagem, com o intuito de ter alguém que a cobrisse completamente.

Com Ponto, Gaia gerou Nereu: É um deus marinho primitivo, representado como um idoso o velho do mar. Além de Fórcis*, Ceto*, Euríbia* e Taumas*.

Com Urano, Gaia gerou os doze titãs: Oceano*, Céos*, Crio*, Hiperião*, Jápeto*, Teia*, Reia*, Têmis*, Mnemosine*, a coroada de ouro Febe* e a amada Tétis*; por fim nasceu Cronos*. Também geraram os ciclopes* e os hecatônquiros*.

Urano por medo de perder seu poder sobre todo o universo como mais poderoso, vendo seus filhos tao quais tão poderosos quanto ao pai obrigou Gaia a manter seus filhos presos em seu útero. Gaia então não suportando mais a terrivel dor que sentira pediu a seus filhos para se rebelarem contra Urano, mas somente seu filho mais novo, Cronos aceitou. Há duas versões da história mas que terminam da mesma maneira. Na segunda versão 5 de seus doze filhos com Urano incluindo Cronos se juntam a rebelião contra o Deus soberano.

Gaia então armou o filho mais novo com uma foice feita de um material sólido retirado de seu peito e com o auxilio de Nix transformada na tal foice. Cada titã dos quatro restantes se dividiram cada um em uma ponta da terra, a espera de Urano.

Quando Urano desceu para fertilizar mais uma vez com Gaia, os filhos até então divididos agarraram-no pelos braços e pernas assim, o imobilizando-o para que Cronos pudesse castra-lo como não era possível mata-lo por ser um ser elevado e imortal. Cronos cortou os testículos do próprio pai. Do sangue de Urano derramado sobre a Terra (Gaia), nasceram dali os Gigantes*, As Erínias* e as Melíades*.

Com isso Cronos subiu ao trono assumindo o governo dos outros deuses. Urano deu-lhe uma profecia, que um de seus filhos o destronaria assim como fez com o pai. Ao assumir o trono Cronos libertou os irmão, vendo que eles juntos eram mais fortes que ele mesmo os aprisionou dentro de Gaia novamente.

Gaia enfurecida planejou nova vingança contra o próprio filho. Ao retornar Cronos estava casado com Reia com quem teve filhos. Com medo da profecia ele comia os filhos que tinha. Em um certo dia Reia ao invez de entregar o filho entregou-lhe uma pedra e pediu ajuda a Gaia que escondesse seu filho, Gaia como planejado a ajudou e já tramou sua vingança.

Gaia escondeu o filho de Reia que viria a ser Zeus o escondendo em uma caverna com o auxilio da ninfa Amalteia que o alimentou com o leite da cabra Aix.

Já adulto, Zeus declarou guerra ao pai e aos demais titãs com suporte de Gaia. Durante dez anos nenhum dos lados chegava ao triunfo. Gaia então foi até Zeus e prometeu que ele venceria e se tornaria rei do universo se descesse ao Tártaro e libertasse os três ciclopes e os três hecatônquiros.Ouvindo os conselhos de Gaia, Zeus venceu Cronos com a ajuda dos filhos libertos da Terra e se tornou o novo soberano do Universo.

Gaia com medo do poder subir a cabeça de Zeus como aconteceu com seus outros filhos, lançou mão de todas suas armas para destronar Zeus do trono.

Em um primeiro momento Gaia deu a luz a androginos*. Os andróginos surgiam do chão em todos os quadrantes e escalavam o Olimpo com a intenção de destruir Zeus, mas, por conselhos de Têmis, ele e os demais deuses deveriam acertar os Andróginos na coluna, de modo a dividi-los exatamente ao meio, assim ele fez vencendo-os.

Em uma outra oportunidade, Gaia produziu uma planta que ao ser comida poderia dar imortalidade aos gigantes; todavia a planta necessitava de luz para crescer. Ao saber disto Zeus ordenou que Hélio, Selene, Eos e as Estrelas não subissem ao céu, e escondido nos véus de Nix, ele encontrou a planta e a destruiu. Mesmo assim Gaia incitou os gigantes a empilharem as montanhas na intenção de escalar o céu e invadir o Olimpo. Mas Zeus e os outros deuses permaneceram invictos.

Por fim Gaia enviou o gigante Tifão com o intuito de matar Zeus e os demais deuses e seu aliados. Os deuses se reuniram para parar Tifão no que resultou uma guerra sangrenta, no entanto os deuses triunfaram  assim derrubando a última prole da deusa-mãe.

Gaia e Zeus fizeram u acordo entre sí para que ela não tentasse mais destrona-lo. Gaia nao vendo outra saída aceitou e foi aceita no olimpo como uma deusa titã olimpíca.

Caos= o primeiro deus primordial a surgir no universo.

Tártaro= Tártaro é a personificação do Mundo Inferior. Nele estão as cavernas e grutas mais profundas e os cantos mais terríveis do reino de Hades, o mundo dos mortos, para onde todos os inimigos do Olimpo são enviados e onde são castigados por seus crimes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com