TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Monarquia Portuguesa

Por:   •  27/6/2017  •  Resenha  •  8.048 Palavras (33 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 33

HISTÓRIA II

                                                                                06/02/2017

A Monarquia Portuguesa vinha sofrendo uma série de críticas, especialmente a partir da década de 1870, quando foi fundado o Partido Republicano Português.

Para se ter uma ideia da gravidade do quadro político, em 1908 um atentado a bala matou simultaneamente o rei (Carlos I) e o príncipe herdeiro (Luís Felipe), cabendo o trono ao príncipe mais jovem de 18 anos, coroado Rei Dom Manuel II, que assume o trono de forma despreparada.

Em 1910, a república terminou sendo proclamada, oficializou-se a separação entre o Estado e a Igreja, porém os problemas do país estavam longe de uma efetiva solução, especialmente nas áreas econômica e social.

Coube aos MILTARES, na madrugada de 25 de abril de 1974, liderarem o golpe que derrubou o Governo Marcelo Caetano encerando 41 anos de ADMINISTRAÇÃO FACISTA em Portugal. Foi um movimento pacífico, sem derramamento de sangue, com um viés esquerdista preocupado em rapidamente CONCEDER A INDEPENDÊNCIA AS COLÔNIAS PORTUGUESAS, justificável pela NECESSIDADE DE ENCERRAR OS CONFLITOS, equivocada na forma como foi feita.

QUESTÕES:

  1. De que forma a ação dos militares em relação a concessão da independência às colônias pode ser justificada?

RESPOSTA: Uma combinação de fatores serve para explicar este posicionamento: (1) A enorme pressão internacional sofrida pelo governo português objetivando conceder essas independências com base na chamada “autodeterminação dos povos”; (2) O interesse das forças armadas portuguesas de encerar esses conflitos, afinal as maiores vítimas desses movimentos de guerrilha eram os próprios militares.

  1. Comente, para Portugal, uma consequência econômica e uma consequência social dessa concessão.

RESPOSTA: Sobre o ponto de vista econômico, Portugal perdeu uma substancial fonte de recursos com a concessão das independências. Sobre o ponto de vista social, os milhares de retornados terminaram sendo responsáveis por inúmeros problemas sociais que o país necessitou enfrentar.

APOSTILA: A INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS AFRICANAS DE PORTUGAL

QUESTÕES:

  1. De que forma é possível relacionar a Guerra Fria com esses processos de independência?

RESPOSTA: Tanto americanos quanto soviéticos estavam interessados na ampliação de suas áreas de influência, razão pela qual participaram ativamente das lutas pelas independências das colônias portuguesas na África.

  1. Justifique a emigração portuguesa ocorrida a partir desse processo.

RESPOSTA: Os portugueses que viviam nessas regiões optaram por emigrar temendo a reação dos novos governos marxistas diante de sua permanência no país.

APOSTILA: SALAZARISMO

Obs. Três perguntas sem resposta (???)

                                                                                13/03/2017

GUERRA CIVIL ESPANHOLA (1936-1939)

A Espanha chegou ao século XX marcada por algumas características que remetem ao seu período áureo, clara consequência da expansão marítima e comercial: grande império colonial, especialmente da América, abundância de metais preciosos e uma Igreja extremamente reacionária, executora de uma política repressiva dos tribunais de inquisição.

Foi nesse quadro que em 1931 a Monarquia terminou sendo deposta e a República proclamada tendo como principal objetivo modernizar as instituições da Espanha adequando o país a Europa Ocidental.

QUESTÕES:

  1. Indique os grupos que mais se beneficiaram com a proclamação da República.

RESPOSTA: Camadas populares, especialmente, camponeses e operários.

  1. De que forma a crise de 29 contribuiu para esta proclamação?

RESPOSTA: A Espanha que dependia fundamentalmente de suas exportações, teve uma grande retração de mercado por conta da crise capitalista gerada pela quebra da bolsa de Nova York.

APOSTILA: A GUERRA CIVIL NA ESPANHA

QUESTÕES:

  1. De que forma a ocorrência desse conflito atendeu aos interesses militares alemães?

RESPOSTA: A Alemanha usou a Guerra Civil Espanhola como campo de experimentação para as suas novas tecnologias bélicas, afinal caso os equipamentos apresentassem qualquer tipo de problema, ainda havia tempo para buscar solucioná-lo.

  1. Franco permaneceu no poder até a sua morte em 1975, assim como Salazar permaneceu no poder até se afastar vitimado por uma embolia, em 1968. Como podemos explicar a perpetuação de grupos fascistas no poder, mesmo após o fim da Segunda Guerra Mundial?

RESPOSTA: Levando-se em conta a ocorrência da Guerra Fria, para os EUA não importava o fato de Salazar e Franco agirem de forma ditatorial, mas sim que ambos notoriamente anticomunistas, impedindo qualquer aspiração soviética na Península Ibérica.

23/03/2017

APOSTILA: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

No período entre 1938/1939 alguns importantes acontecimentos mostram de forma clara o agravamento do quadro político europeu, uma clara demonstração de que a ocorrência de uma guerra era apenas uma questão de tempo.

QUESTÕES:

  1. Situe do ponto de vista ideológico, a doutrina nazista.

RESPOSTA: São características claras da ideologia nazista: militarismo; anticomunismo; nacionalismo exacerbado; antissemitismo; uni partidarismo.

  1. A chegada de Hitler ao poder caracterizou-se pelo início de uma brutal perseguição aos inimigos do regime.

b.1) Justifique a perseguição aos comunistas.

RESPOSTA: Os nazistas defendiam uma ideologia radicalmente oposta a dos comunistas que, como sabemos, baseia-se no fim da propriedade privada e no privilegiamento de camponeses e proletários. (obs. Nazistas privilegiam os burgueses).

b.2) Justifique a perseguição a Testemunhas de Jeová  

RESPOSTA: as Testemunhas de Jeová são pacifistas contrariando de forma contundente o militarismo defendido pelos nazistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)   pdf (366.1 Kb)   docx (72.4 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com