TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Da Educação Esccolar No Brasil

Artigos Científicos: A Origem Da Educação Esccolar No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL – A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRARREFORMA CATÓLICA.

Um dos objetivos ao abordar esse tema é falar sobre o papel dos jesuítas na contrarreforma católica e analisar a origem da educação escolar no Brasil

Estudar as ações dos jesuítas implica em analisar seus feitos para a origem da educação no Brasil, isto se deve a participação efetiva, gradual e sistemática. Pois nos quinhentos anos de colonização, duzentos e dez anos os jesuítas conduziram a educação com o nome de companhia de Jesus. Devemos citar outras ordens de missionários que aqui tiveram, lembrando dos Franciscanos, os padres inacianos, que estabeleceram colégios.

A partir daí nota-se que em 1549 surge um modelo de educação diferente do que era costumeiramente praticado pelos povos que habitavam o Brasil nessa época.

Esse período era mesclado o poder do estado e da Igreja. Não havia separação entre esses poderes, isso demonstra nas ações dos padres a demonstração de um processo cultural, mas com vinculações políticas, pois os jesuítas, forneceram as bases ideológicas para a dominação política dos colonizadores.

Para entendermos esse processo, o estudo da contrarreforma se faz necessário. As reformas religiosas iniciadas no século XVI, se deu pela descoberta dos abusos cometidos pela igreja e a necessidade da mudança de ver o mundo de outro jeito, com outros olhos.

Nesse processo entra Martinho Lutero, um nome que vai mudar a historia da igreja, e causar uma ruptura na mesma. A partir daí, criaram a Companhia de Jesus em 1534 e entra em cena os jesuítas, que vem com a missão de combater o avanço do protestantismo através da catequização e da conversão ao catolicismo nas novas terras. A contrarreforma surge com um conjunto de medidas tomadas pela igreja católica com o surgimento das religiões protestante, que surgiram através da ruptura de Martinho Lutero, e o aparecimento das teses por ele levantadas.

O monge alemão Martinho Lutero foi uns dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica. Ele criou 95 teses, das quais foi obrigado pelo imperador Carlos a desmentir.

Lutero defendeu suas teses, mostrando a necessidade da reforma da Igreja Católica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com