TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC

Por:   •  19/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.510 Palavras (19 Páginas)  •  14.505 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PLANEJAMENTO ANUAL        3

3        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        4

4        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        5

5        O PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR        6

6        ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        7

7        PLANOS DE AULA        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

Observações:

  • Deverão ser mantidos no Relatório apenas os itens correspondentes ao estágio realizado no semestre, conforme Plano de Trabalho disponível no AVA.
  • Após concluir o seu relatório, será necessário atualizar o sumário. Para isso, clique sobre algum dos itens acima, com o botão direito do mouse, selecione a opção “atualizar campo” e, depois, “atualizar o índice inteiro”.

INTRODUÇÃO

A presente disciplina, de Estágio Curricular Obrigatório II: Ensino Médio, terá como objetivo nos mostrar como funciona a carreira do professor no ensino médio, este ensino, é completamente diferente dos anos finais do ensino fundamental, pois o aluno já tem uma idade, na qual ele estará sendo preparado para os desafios do mundo adulto, terá que conviver com escolhas, faculdade, empregos entre outros problemas, será uma pessoa com um senso um pouco mais crítico, então a aula será cada vez mais aprofundada em determinado assunto.

Ao longo da disciplina, fomos convidados a conhecer o planejamento anual de aulas do professor, no qual ele descreve tudo o que ele planeja passar para o aluno no decorrer do ano.

Pudemos conferir também, os temas transversais, quais são eles, como estão contidos na BNCC, como o professor pode usá-lo, ajudando assim o aluno a compreender mais a matéria proposta, pudemos conferir também que o professor tem a possibilidade de criar projetos junto a outras disciplinas.

Vamos conhecer também como é a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do desenvolvimento da disciplina, como é o processo de gestão escolar.

Ao decorrer das próximas páginas, iremos vivenciar como foi à experiência, de ser colocado no lugar do professor, veremos seus desafios ao longo dessa jornada.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Como temos notado, ao longo dos anos o processo de globalização, tem acelerado cada vez mais, muito por causa do desenvolvimento da microeletrônica e dos sistemas de telecomunicações, esses avanços tecnológico, permite que sejamos cada vez mais conectado com o mundo todo, isso levou alguns estudiosos a afirmarem que estamos vivendo a “sociedade do conhecimento”.

Então investir em educação, passou a ser fundamental para os países que desejam alcançar a competitividade econômica e internacional e acabar com a desigualdade social. Aqui no Brasil esse desejo não é diferente, então era e ainda é necessário, investir em uma educação que nos inserisse nessa perspectiva da “sociedade do conhecimento”, porém o Brasil a situação em que o Brasil se encontrava era muito ruim, pois o índice médio de escolarização da população não alcançava cinco anos, na década de 1980 e o analfabetismo ultrapassava os 30% da população.

Nesse contexto histórico, caba coincidindo com o processo de redemocratização eu o Brasil estava vivendo, que ficou marcado, pela Constituição de 1988, mais conhecida como Constituição Cidadã, que trazia consigo vários avanços, tanto em direitos humanos quanto sociais, é preciso destacar três aspectos muito importantes da constituição sobre o direito à educação, são eles: a educação nos diversos níveis foi reconhecida como responsabilidade do Estado e família; o caráter de gratuidade da educação pública nos diversos níveis; a preocupação em conferir um padrão de qualidade à educação, mesmo este não estando muito claro.

Porém passados mais de trinta anos, da promulgação da constituição brasileira, alguns direitos à educação contidos nela, ainda não foram totalmente concretizados. Como um exemplo disso é a média de escolarização, que na constituição era previsto 8 anos, porém o Brasil alcançou somente 7.3 anos, entre os maiores de 24 anos, embora tenha um aumento não conseguiu chegar na meta proposta.

A concretização do artigo 205, da constituição brasileira, está longe de se tornar realidade, pois o acesso a informações e conhecimentos, hoje em dia está muito ligado à ao acesso as novas tecnologias, então acaba sendo crucial constituir políticas públicas que garantam o acesso digital igual a todos os cidadãos, porém a realidade de mais de 50% da população brasileira, é diferente pois essa porcentagem da população não tem acesso à internet, dados obtidos pelo IBGE no ano de 2013. O artigo 205 da constituição brasileira diz o seguinte: “educação, direito de todos [...], visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (BRASIL, 1988).

As tecnologias, hoje são ferramentas importantes na vida da sociedade, então se uma pessoa não tem acesso à ela acaba tendo um grande impacto social.

Lévy (1993), declara que existem três categorias de conhecimento, que seriam elas a oral, a escrita e a digital, se a pessoa acaba por não ter acesso a alguma dessas três categorias, o acesso ao conhecimento acaba se tornando incompleto, pois cada categoria tem suas particularidades.

As categorias digital e escrita, promoveram mudanças determinantes para a constituição da sociedade, cada uma em sua época tiveram um papel muito importante, a categoria digital que é o objeto desse artigo, e foi a surgida mais recente, promoveu várias alterações decisivas no espaço/tempo, isto é, “transformou o modo como nós dispomos, compreendemos e representamos o tempo e o espaço em nossas relações cotidianas.” (KENSKI, 2003, p.31).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (203.2 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com