TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Adulteração do Leite Como Proposta de Abordagem CTS no Ensino de Química

Por:   •  31/8/2020  •  Seminário  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Fluminense – UFF
PPECN – Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza

        

CTS

                                                  Mestrando: Victor Rodrigues Ribeiro

                                   Niterói, 13 de novembro 2019.

  1. Análise do artigo: A adulteração do leite como proposta de abordagem CTS no Ensino de Química.

Ao analisar o título do trabalho, observa-se que há existência de uma situação problema: A fraude do Leite, os autores justificam a escolha do tema pelo fato de O Rio Grande do Sul ser um produtor de matéria prima, e os alunos estarem inseridos neste meio e esta ser vendida adulterada para eles.

Com relação aos conhecimentos químicos, foram tratados conteúdos relativos a cadeias carbônicas, lipídios, carboidratos e proteínas. Além da utilização de experimentos, porém este é utilizado de forma reprodutória, tendo como finalidade demostrar algum conceito. (Rodrigues, 2016).

Chama atenção no artigo que os autores, dizem que foi feito um levantamento prévio para saber o que os alunos consumiam de alimentos naturais e industrializados para com os resultados montar uma palestra, sobre alimentação e nutrientes, e que após esta foi apresentado aos alunos o como seria realizado a abordagem CTS.

Observa-se a intenção de se abordar conteúdos relacionados e de natureza social como alimentação saudável, importância de todas as vitaminas no organismo, porém não exploraram conhecimentos da área tecnológica.

Conclui-se que nesta proposta o movimento de retorno à sociedade não é realizado, pois não há uma reinterpretação do problema, nem uma proposta de solução, com base nos conhecimentos tratados.

Segundo Luján e López e López Cerezo uma proposta curricular CTS caracteriza-se por uma integração entre educação científica, tecnológica e social, em que os conteúdos científicos e tecnológicos são estudados juntamente com a discussão de seus aspectos históricos, éticos, políticos e socioeconômicos, logo, pela análise realizada este artigo não se enquadra como uma proposta CTS.

Seguindo a proposições de Strieder (2012) para educação científica, onde ele os sintetiza em três categorias: desenvolvimento de percepções de aplicações da ciência e tecnologia em sua vivência; desenvolvimento de questionamentos das implicações sociais e ambientais do desenvolvimento científico e tecnológico; e desenvolvimento de compromisso social em

relação a essas implicações. Podemos ver que o artigo se insere a estas proposições.

Para que esta proposta fosse caracterizada como uma abordagem CTS, ela deveria ter uma discussão multidisciplinar, explorando a temática do ponto

de vista econômico, social, político, cultural, ambiental e ético. Logo, seguindo a classificação de Aikenhead (1994), ela estaria na categoria 3, pois não passa de um ensino tradicional acrescido de uma série de pequenos estudos de conteúdo de CTS integrados aos tópicos de ciências, com a função de explorar sistematicamente o conteúdo de CTS.

Referência:

_____. (1994a). What is STS science teaching? In: SOLOMON, J., AIKENHEAD, G. STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, p.47-59.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com