TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Primeira Guerra Mundial 1914 - 1918

Resenha: A Primeira Guerra Mundial 1914 - 1918. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Resenha  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  288 Visualizações

Primeira Guerra Mundial 1914 - 1918:

Na aula anterior estudamos o Imperialismo. Vimos que após a Revolução Industrial os países centrais voltaram seus olhos para as regiões menos desenvolvidas doponto de vista tecnológico e industrial. Nesse momento a Europa vivia um momento de euforia. Era o auge do progresso Capitalista, liberal. Contraditoriamente as crises de superprodução eram freqüentese a situação do proletariado era cada vez pior. A primeira Guerra é uma expressão dessa crise.

A Grande Guerra foi um conflito que matou 10 milhões de pessoas, produziu milhares de feridos emutilados. Gerou crise no campo, nas cidades que foram arrasadas. Provocou ainda o desaparecimento de grandes impérios e reorganizou as fronteiras da Europa. Além disso, seu desfecho deixou marcas quemotivaram um segundo confronto mundial, a Segunda Guerra.

Antecedentes:

A Alemanha e a Itália foram países que se unificaram tardiamente (a partir de 1870). A Alemanha principalmente nasceu como umanação fortemente industrializada, inclusive competindo com a Inglaterra. Conseqüentemente esses países entraram na corrida imperialista exigindo sua parte na divisão principalmente da África. Essedescontentamento da Itália e da Alemanha pode ser considerado um dos motivos da Grande Guerra.

Os nacionalismos, conseqüência da expansão imperialista fizeram surgir alianças entre as potencias européias econseqüentemente uma corrida armamentista que ficou conhecida como Paz Armada por que havia a eminência de um confronto. Isso significa que esses países começaram a investir na indústria bélicaprevendo conflitos. O clima de tensão era grande e a eclosão da guerra era apenas uma questão de tempo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com