TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Primeira Guerra Mundial

Seminário: A Primeira Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  Seminário  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito global ocorrido entre 1914 e 1918 na Europa, que envolveu as principais potências daquela época: Alemanha, Inglaterra, França, Rússia, Estados Unidos, Itália e Áustria.

No início de 1918, a Alemanha já se via enfraquecida, isolada e sem meios de manter os combates. Assim, em 11 de novembro do mesmo ano, o governo alemão assinou o acordo de paz, numa grande desvantagem. Pelo acordo, a Alemanha concordava, por exemplo, em retirar suas tropas de todas as regiões ocupadas durante a guerra, devolver materiais, armamentos e submarinos aos adversários, além de indenizá-los pelos territórios ocupados.

Após a rendição do governo alemão, foram realizadas diversas conferências no palácio de Versalhes (França), nas quais participavam os representantes dos países vencedores da guerra. Tais conferências eram lideradas pelos representantes dos Estados Unidos, da França e da Inglaterra e, a partir delas foi criado o Tratado de Versalhes, um tratado de paz que pôs fim oficialmente à Primeira Guerra Mundial.

Foto tirada na assinatura do Tratado de Versalhes

O Tratado de Versalhes foi assinado pelas potências europeias em 28 de junho de 1919, impondo severas obrigações aos alemães. De acordo com o tratado, a Alemanha deveria:

Devolver à França o território da Alsácia-Lorena – a Alsácia-Lorena era uma região muito rica em carvão e minérios de ferro, que foi cedida pela França aos alemães devido à derrota na guerra Franco-Prussiana, em 1870.

Reconhecer e respeitar a independência da Áustria.

Passar a província do Sarre para o domínio da Liga das Nações durante 15 anos – a Liga das Nações era uma sociedade formada por países-membros de todos os continentes, cuja missão era intervir em conflitos internacionais, tentando preservar a paz no mundo.

Ceder outras regiões à Dinamarca, à Bélgica e à Polônia – todos os direitos sobre as colônias ultramarinas deveriam ser renunciados pela Alemanha.

Diminuir o poderio militar de seus exércitos, sendo proibida a construção de aviação militar – um trecho do tratado dizia que o exército alemão não poderia ter mais do que 7 divisões de infantaria e 3 divisões de cavalaria.

Não fabricar nem importar tanques, carros blindados ou quaisquer outros maquinários que pudessem servir como instrumento de guerra.

Abolir todo serviço universal militar e obrigatório – a partir daquela data, o exército alemão só poderia ser constituído e recrutado por meio de alistamento voluntário.

Entregar a maior parte dos seus navios mercantes à Inglaterra, à França e à Bélgica.

Pagar uma enorme indenização em dinheiro às nações vencedoras, como forma de reparar todos os danos causados à sua população civil.

O Tratado de Versalhes causou uma grande indignação na população alemã, que julgava injustas e muito humilhantes todas as imposições do acordo. O pagamento da astronômica indenização fez a economia da Alemanha cair por terra e as próximas duas décadas foram marcadas por uma enorme crise no país: desemprego, inflação, desvalorização da moeda.

Essa crise econômica, política

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com