TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Primeira República foi à época do "café-com-leite"

Por:   •  5/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

A Primeira República foi à época do "café-com-leite", como é comum se dizer? O "café-com-leite" exprime a ideia de que uma aliança entre São Paulo e Minas comandou, no período, a política nacional. A realidade era, porém mais complexa do que isso. Para entendê-la, devemos olhar mais de perto as relações entre a União e pelo menos três Estados – São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul -, bastante diversos entre si. (FAUSTO, Boris. História do Brasil. 10 ed. São Paulo: Edusp, 2000, p. 265).

Realmente houve um período durante a Primeira República que ficou denominada de “Política do Café-com-Leite”, que intercalava os Presidentes da República entre São Paulo (produtor de café) e Minas Gerais (produtor de leite), onde aprendemos equivocadamente que seria um pacto tranquilo, contudo, ao aprofundarmos no tema, fica claro que não ocorreu de forma ordenada e tranquila. Na verdade, haviam muitas disputas entre as oligarquias cafeeiras paulistas e mineiras, que eram as que mais cresciam politica e economicamente no final do século XIX.

As oligarquias de São Paulo e Minas Gerais, no inicio da republica se uniram para defender seus interesses, a política “café-com-leite” serviu para posicionar os dois estados na dianteira das disputas politicas com outras regiões, mas nem sempre os interesses convergiram com isso o acordo tácito entre os dois estados sofreu alguns arranhões com o passar do tempo, dando lugar para que o Rio Grande do Sul também crescesse.

A política do “café-com-leite” acabou com a quebra do jogo por parte do paulista Washington Luís, que indicou seu sucessor, o paulista Júlio Prestes, que se elegeu, mas não tomou posse. Este fato foi muito importante, pois dele surgiu não apenas outro governo, mas um novo capítulo da história da República brasileira, a “Revolução de 1930”.

Durante os mais de 30 anos em que perdurou a política do café-com-leite, o Brasil elegeu 11 Presidentes da República, sendo seis paulistas e três mineiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (342.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com