TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Primera Guerra Mundial

Pesquisas Acadêmicas: A Primera Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 5

A primeira Guerra Mundial

Principais causas (motivos) que provocaram a Primeira Guerra Mundial:

- A partilha das terras da África e Ásia, na segunda metade do século XIX, gerou muitos desentendimentos entre as nações europeias. Enquanto Inglaterra e França ficaram com grandes territórios com muitos recursos para explorar, Alemanha e Itália tiveram que se contentar com poucos territórios de baixo valor. Este descontentamento ítalo-germânico permaneceu até o começo do século XX e foi um dos motivos da guerra, pois estas duas nações queriam mais territórios para explorar e aumentar seus recursos.

- No final do século do século XIX e começo do XX, as nações europeias passaram a investir fortemente na fabricação de armamentos. O aumento das tensões gerava insegurança, fazendo assim que os investimentos militares aumentassem diante de uma possibilidade de conflito armado na região;

- A concorrência económica entre os países europeus acirrou a disputa por mercados consumidores e matéria

Consequências da primeira Guerra Mundial:

. Os acordos que deveriam dar fim aos conflitos da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) serviram para que um clima de rivalidades se agravasse ao longo do período do Entre-guerras. A imposição de multas e sanções extremamente pesadas não conseguiu fazer com que o equilíbrio político real fosse alcançado entre as potências económicas mundiais. Grosso modo, podemos afirmar que a Primeira Guerra pavimentou as possibilidades para a ocorrência de um novo conflito internacional.

. Mesmo posando ao lado dos vencedores, a Itália saiu frustrada do conflito ao não receber os ganhos materiais que esperava. Na Alemanha, onde as mais pesadas sanções do Tratado de Versalhes foram instituídas, a economia viveu em franca decadência e os índices inflacionários alcançaram valores exorbitantes. Esse contexto de declínio e degradação acabou criando chances para que Itália e Alemanha fossem dominadas por regimes marcados pelo nacionalismo extremo e a franca expansão militar.

. A Sociedade das Nações, órgão internacional incumbido de manter a paz, não conseguiu cumprir seu papel. O Japão impôs um projecto expansionista que culminou com a ocupação da Manchúria. Os alemães deixaram de cumprir as exigências impostas pelos Tratados de Versalhes e realizaram a ocupação da região da Renânia. Enquanto isso, os italianos aproveitaram da nova situação para realizar a invasão à Etiópia.

. O equilíbrio almejado pelos países também foi impedido pela crise económica que devastou o sistema capitalista no ano de 1929. Sem condições de impor seus interesses contra os alemães e italianos, as grandes nações europeias passaram a ceder espaço aos interesses dos governos totalitários. Aproveitando dessa situação, os regimes de Hitler e Mussolini incentivaram a expansão de uma indústria bélica que utilizou a Guerra Civil Espanhola como “palco de ensaios” para um novo conflito mundial.

. Fortalecidas nessa nova conjuntura política, Itália, Alemanha e Japão começaram a engendrar os primeiros passos de uma guerra ainda mais sangrenta e devastadora. A tão sonhada paz escoava pelo ralo das contradições de uma guerra sustentada pelas contradições impostas pelo capitalismo concorrencial. Por fim, o ano de 1939 seria o estopim de antigas disputas que não conseguiram ser superadas com o trágico saldo da Primeira Guerra.

Alguns aspectos relevantes sobre a 1ª Guerra Mundial:

Política de Alianças:

As rivalidades entre os estados Europeus levaram à formação de alianças políticas e militares como:

-Alemanha, Império Austro Húngaro, Itália = Tríplice Aliança

-França, Rússia, Inglaterra = Triplo Entendimento

*Estas constituições provocaram a corrida aos armamentos. A guerra parecia inevitável. E a paz que se vivia era já uma paz armada, ou seja, qualquer incidente poderia desencadear um conflito de dimensões incalculáveis.

Fases da 1ª Guerra Mundial:

1ª Fase “Guerra de Movimentos”

Em 1914 (data do ínicio da guerra), a maioria dos países beligerantes (em guerra) acreditava que a guerra seria breve. Os alemães pensavam poder dominar a França em poucas semanas, realizando movimentos ofensivos rápidos (daí o nome guerra de movimentos). Invadiram a Bélgica (Neutral) o Norte de França, com o objectivo de alcançar Paris. Todavia, a ilusão da guerra breve desapareceu rapidamente em Novembro de 1914 uma contra-ofensiva francesa deteve o avanço alemão (batalha de Marne).

As forças do Triplo Entendimento (que mais tarde iriam ser chamados de aliados) e as potências centrais (império alemão e Austro-Húngaro) passaram a enfrentar-se numa longa linha que ia do mar do norte à fronteira Suíça era a frente ocidental. Na Rússia, isto é, na frente oriental, os exércitos do Czar foram sucessivamente derrotados pelos Alemães e obrigados a recuar.

2ª Fase “Guerra das Trincheiras”

Foi uma dureza indescritível. Por exemplo, no ano de 1916 houve 2 tentativas de romper a frente de batalha:

Uma do lado alemão (batalha Verdun) provocou cerca de 700 mil mortos, a outra franco-britânica (Batalha Somme) custou a vida a mais de 1 milhão e 200 mil soldados

Para termos uma ideia, as condições de higiene eram péssimas, piolhos,doenças de pele e parasitas são bons exemplos.

3ª Fase “Bloqueio Económico”

Para além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com