TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão do Outro

Por:   •  12/6/2021  •  Bibliografia  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 6

TÍTULO: subtítulo

Autor[1]

RESUMO

Parágrafo único, sem recuo. Escrito com até 250 palavras. Espaçamento 1,5 mm. Com frases concisas, iniciadas por verbo no infinitivo. Deve conter objetivo, metodologia, conceitos abordados, resultados e breve conclusão. Exemplo abaixo:

Análise do Centro Histórico de São Luís como lugar de memória e reconhecimento identitário. Objetiva discutir os lugares de memória elucidados por moradores do bairro, mediante suas relações com as formações identitárias dos sujeitos, tendo em vista seu reconhecimento internacional enquanto patrimônio histórico natural e mundial. Discute conceitos de identidade, espaço e memória, com foco na categoria de lugares de memória como ferramenta de verificação e ponto de partida de análise. Realiza levantamento teórico de alguns autores que abordam tais temáticas para subsidiar a discussão dos dados coletados em pesquisa de campo realizada mediante gravação de áudio com 4 (quatro) moradores do local. Utiliza o método de pesquisa exploratória com fins descritivo e analítico, mediante a demarcação de determinados trechos das conversações realizadas. Ressalta a importância de estudos aprofundados da memória dos moradores da localidade, bem como potencializa as relações entre a memória dos indivíduos, os lugares em que isso se desenvolve e as identidades que compartilham dessa dinâmica.

Palavras-chave: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3. Palavra 4. Palavra 5.

ABSTRACT

Deve seguir formatação do resumo. Tradução do resumo. Recomendo não fazer a tradução pelo Google Tradutor, ele não faz de maneira correta. Procure um professional de confiança. Aos que não tiverem um, posso indicar.

Keywords: Word 1. Word 2. Word 3. Word 4. Word 5.

1 INTRODUÇÃO

Sugiro iniciar com um parágrafo introdutório, contextualizador. Faça um panorama que caminha do macro para o micro, até afunilar em seu tema.

Em seguida, adentre no tema do seu trabalho. Não se aprofunde, pois estamos somente na introdução. Evite fortemente o uso de citações diretas longas na introdução. Citações diretas curtas podem ser usadas, recomendo uma ou duas no máximo, somente se houver necessidade. Faça uso de citações indiretas, as paráfrases, e não se esqueça de colocar a referência.

Traga os objetivos da sua pesquisa. Geral e específicos. Em forma de texto corrido, não em tópicos.

Traga o seu problema de pesquisa. Em geral, utiliza-se o formato de uma pergunta geral, mais ampla, que se desdobra em outras subperguntas, duas ou três, no máximo. Lembre-se que estas estão diretamente alinhadas com seus objetivos.

Faça a justificativa da sua pesquisa. Ressalte a importância do seu tema, o diferencial que sua pesquisa traz e, principalmente, a sua relação com o tema. Qual o seu contato? Que experiências a fizeram pesquisar sobre esse assunto? Seja conciso.

Alguns artigos optam pela metodologia na introdução. Em nosso caso, acredito ser mais eficiente colocá-la em um tópico separado. Portanto, quando há uma seção específica para a metodologia, não a coloque na introdução.

Como último parágrafo da introdução, recomenda-se fazer uma descrição do corpo do seu trabalho, o que será abordado em cada seção, como no exemplo abaixo:

Em sua primeira seção, perpassa brevemente pela trajetória dos estudos sociológicos para compreensão dos conceitos abordados, afunilando para as considerações acerca da problemática social das pessoas em situação de rua. A segunda seção determina os conceitos de discurso e como tais aplicam-se ao discurso digital, seguida da descrição e análise do capital social coletivo da página objeto deste estudo. Por fim, ancorados em trechos dos relatos, a terceira e última seção analisa os principais aspectos citados pelos sujeitos que contemplam as relações sociais com o Estado, as Instituições e a sociedade de maneira geral.

2 SEÇÃO TEÓRICA (ESCOLHA UM TÍTULO PARA SUA SEÇÃO)

O artigo deve ser escrito de forma organizada, com cada item escrito obedecendo as regras básicas de formatação, apresentação gráfica e norma culta. Deve apresentar no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) páginas, sem incluir pré-textuais e referências. Lembrando é necessário discutir os dados, fundamentando-os e dialogando com a literatura especializada.

Parágrafos com espaçamento de 1,5 mm (0 pt antes e 0 pt depois). Com recuo de 2 cm para a primeira linha.

As citações diretas curtas devem ser apresentadas entre aspas no corpo do texto: “Texto da citação.” (SOBRENOME, ano, p. 1). Observe se no texto original você subtraiu partes do texto para fazer a citação, no caso é necessário usar a supressão: “[...] Texto da citação [...].” (SOBRENOME, ano, p. 1). Caso tenha retirado do meio do texto: “[...] Texto [...] citação [...].” (SOBRENOME, ano, p. 1). E, se porventura você adicionar alguma expressão para facilitar o entendimento da citação, use a interpolação: “Texto [da] citação.” (SOBRENOME, ano, p. 1).

Já as citações diretas com mais de três linhas:

Devem ser recuadas 4 cm a margem direta. Com espaçamento simples (1.0 mm), com fonte menor que a do texto, recomenda-se tamanho 10. Não coloque aspas e nem itálico. Não esqueça de discutir a citação longa no seu texto, seja no parágrafo anterior ou subsequente. A citação não pode ser meramente ilustrativa. (SOBRENOME, ano, p. 1).

Sugiro sempre deixar um espaço simples, antes e depois da citação direta longa, para que não fique espremida no corpo do texto. Evite o uso excessivo de citações diretas, curtas ou longas, para que seu trabalho não fique recortado demais. Lembrando que todas as citações devem ser referenciadas e, no caso específico das diretas, devem acompanhar o número de páginas.

2.1 Subtópico

Caso necessário, crie subtópicos.

2.1.1 Terceiro subtópico

3 SEÇÃO TEÓRICA (CASO NECESSÁRIO)

4 METODOLOGIA

Sua metodologia deve ser detalhada, porém concisa, clara e objetiva. Descreva claramente cada etapa. Sugiro usar o roteiro abaixo para esquematizar seus parágrafos:

1 Tipo/Natureza

2 Local

3 Participantes/universo/Amostragem

4 Instrumento de coleta de dados em campo

5 Análise e discussão dos resultados

É fundamental que todos os conceitos da sua metodologia sejam fundamentados, desde o tipo de pesquisa aos instrumentos de coleta de dados. Use referências para conceituar, por exemplo, o que é pesquisa de campo, ou revisão de literatura; o que é um questionário ou uma entrevista, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com