TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Americana

Projeto de pesquisa: A Revolução Americana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.218 Palavras (9 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 9

A Revolução Americana.

Guaraciaba, 12 de Outubro de 2013.

*Introdução:

Com este trabalho de pesquisa, e através de apresentações em slides, iremos esclarecer e estudar como ocorreu o processo de colonização na América do Norte, como viviam os povos nativos antes da chegada dos colonos. Também vamos analisar os acontecimentos que culminaram o processo de independência até a formação dos E.U. A e como as ideias iluministas influenciaram na organização do primeiro Estado democrático das Américas.

Falaremos sobre as treze colônias Inglesas, e seus povos, e a mão de obra africana. Abordaremos sobre os antecedentes da Independência, e o caminho da mesma, e também, como se organizou o novo Estado.

*As Treze Colônias Inglesas:

Os Ingleses fizeram as primeiras tentativas de colonizar os territórios na América no fim do século XVI. Elas, no entanto fracassaram.

A partir do século XVII a atividade colonizadora ganhou força, principalmente pela atuação das companhias do comércio, que organizavam a migração de colonos para a América do Norte.

Os Ingleses que migraram para a América eram de várias origens, incluindo famílias burguesas perseguidas por sua opção religiosa, até camponeses miseráveis expulsos de suas terras. Ocuparam territórios ao longo da faixa litorânea atlântica, onde fundaram as treze colônias. Dessas destacam-se as do Norte e as do Sul, que se estruturaram e a desenvolveram de forma distinta.

*As Colônias do Norte:

Povoada por religiosos puritanos descontentes com a Igreja Anglicana. Também conhecidos como pilgrims (peregrinos), vieram da Inglaterra tentando construir uma nova sociedade, diferente da que viviam e consideravam rupta.

Ainda no navio Mayflower, estabeleceram um pacto comprometendo-se a seguir leis jesuítas e igualitárias. O pacto Mayflower.

Ao desembarcarem em Massachusetts, os líderes puritanos iniciaram a colonização, formando uma economia que se baseava na pequena propriedade familiar, onde praticavam pecuária, agricultura e o comércio excedente produzido.

Formou-se um sistema administrativo fundamentado na autoridade dos religiosos, onde a Igreja Puritana detinha poderes políticos, junto com o Estado. Somente os puritanos podiam ocupar cargos políticos e votar, a igreja também interferia em assuntos jurídicos, julgando e punindo transgressores.

*As Bruxas de Salem:

Acontecimento na cidade de Salem, que iniciou uma onda de intolerância e fanatismo religioso. Um grupo de moças, em 1692 foi acometido por surtos de histeria e atos de rebeldia, que foram interpretados por religiosos como um fruto da ação demoníaca sobre os jovens.

Mulheres acusadas de bruxaria eram levadas à prisão, submetidas a duros interrogatórios, muitas vezes, acusadas de morte na forca, ou por apedrejamento.

*As Colônias do Sul:

A exploração dessas colônias iniciou com a fundação de Jamestown, na Virgínia. No Sul, o clima mais quente e a qualidade do solo era propícia ao cultivo de produtos tropicais, como o tabaco, a cana-de-açúcar e o algodão.

A economia dessas colônias foi baseada na produção monocultora em grande escala, voltada para o mercado externo, e a realizada com utilização intensa de mão de obra de escravos africanos.

*O Comércio Triangular:

O abastecimento das treze colônias, com escravos e produtos manufaturados era feito por uma rede de trocas comerciais interdependentes que envolvia a Europa, a América e a África.

A África fornecia mão de obra de escravos para o trabalho em colônias. A matéria prima produzida era enviada para a Inglaterra que os transformava em produtos manufaturados. Os produtos eram enviados para serem vendidos nas colônias americanas e também para a África a fim de serem trocados por escravos.

*Os Povos Nativos:

Na colonização da América do Norte, essa região já era habitada por povos indígenas. Entre eles os iroqueses, cherokesse, sioux, apaches e chinooks.

*Che rokees: Habitavas aldeias compostas por edifícios no centro, utilizado para reuniões e cerimônias dos membros da comunidade.

*Sioux: Habitavam a região das grandes planícies. Dedicavam-se a agricultura e a caça de grandes animais. Onde extraiam a carne para consumo, e a pele usada em confecções de roupas e tendas.

*Apaches: Eram nômades que sobreviviam da coleta e da caça de búfalos. Utilizavam o arco e a flecha e machadinhas de pedras.

*Chinooks: Plantavam, caçavam e entalhavam madeiras, especialmente o cedro. Com esse material fabricavam canoas e totens.

Durante a colonização os Europeus ocuparam os territórios indígenas. Além disso, ao chegarem à América do Norte, os Europeus trouxeram várias doenças como gripe e sarampo, que vitimaram muitos indígenas, pois, nenhum deles havia desenvolvido os anticorpos contra essas doenças.

*A Mão de Obra Africana:

A mão de obra Africana foi utilizada nas Treze colônias. Aproximadamente 400 mil africanos foram escravizados nessas colônias, entre eles homens e mulheres.

Nas colônias do Norte predominou o trabalho famíliar, realizado por migrantes vindos da Europa em busca de melhores condições de vida.

Já nas colônias do Sul, o clima e o solo, eram propícios para o cultivo de tabaco, linho e algodão, produtos que esgotavam rapidamente o solo, necessitando expandir as áreas de cultivos para latifúndios. Diante da escassez de mão de obra nessas grandes áreas cultiváveis, a exploração do trabalho escravo tornou-se mais intensa e mias rentável para os colonos do Sul.

*Proibições coloniais:

Com o aumento de escravos, colônias como Virgínia e Carolina do Sul, elaboraram uma série de leis que regulamentavam suas vidas.

Essas leis estabeleceram que os escravos negros não poderiam se reunir aos domingos nas cidades, evitando aglomerações, e eram proibidos de porta armas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com