TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segunda Guerra Mundial

Trabalho Universitário: A Segunda Guerra Mundial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 6

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Em 1933, assim que assumiu o poder, Hitler começo a militarizar a Alemanha, afrontando abertamente as imposições da França e da Inglaterra contida no Tratado de Versalhes. A Itália de Mussolini também nutria fortes ressentimentos. O Japão, por sua vez industrializava-se rapidamente e ambicionava ampliar suas mercados e áreas de influencia .

Desafiando a ordem internacional vigente na década de 1930, o Japão, a Itália e a Alemanha adotaram uma política declaradamente imperialista. Em 1931, o Japão ocupou a Manchúria, província chinesa e em 1937 o Japão ocupou boa parte da China.

Em outubro de 1935, a Itália de Mussolini invadiu a Etiópia, pais situado no nordeste da África. Com isso ficou provado que a Liga da Nações era incapaz de assegurar a paz mundial.

Afirmando que os alemães precisavam de espaço vital, os nazistas ocuparam a Renânia, região situada entre a França e a Alemanha e que segundo o Tratado de Versalhes deveria permanecer desmilitarizada. Encorajado Hitler aliou-se a Mussolini e solidificaram uma aliança, formando o eixo Roma-Berlim-Toquio. Em março de 1938. a Alemanha hitlerista anexou a Áustria e passou a exigir os Sudetos, região da Tchecoslováquia Habitada por 3 milhões de alemães.

No ano seguinte, os nazistas invadiram a Tchecoslováquia, desrespeitando o que havia sido combinado em Munique. No passo seguinte, Hitler assinou um pacto de não agressão com seu arqui-inimigo, o líder comunista Josef Stálin, da União Soviética . Em 1° de setembro de 1939, os alemães invadiram o oeste da Polônia. Dias depois os soviéticos abocanharam o leste. A Inglaterra reagiu declarando guerra à Alemanha. Era 3 de setembro de 1939; para os europeus, o inicio da Segunda Guerra Mundial. Na Europa ocidental, só a Inglaterra continuava desafiando o poderio nazista. No ar, a aviação inglesa a Royal Air Force (RAF), conseguiu varias vitorias contra a aviação alemã. A mais importante delas foi a Batalha da Inglaterra, decisiva para o desfecho da Segunda Guerra. Quando as tentativas de conquistar a Inglaterra falhou, a Alemanha nazista voltou-se para o leste e seus exércitos conquistaram os Bálcãs e abriram caminho para a União Soviética

Interessados nas riquezas soviéticas e devotando ódio aos comunistas, Hitler traiu o pacto de não agressão firmado com Stálin e ordenou a invasão da União Soviética em junho de 1941. Em apenas 20 dias, os nazistas avançaram 750 Km em território soviético e foram deixando para trás milhares de cadáveres . Perseguidos, os soviéticos recuavam, mas antes destruíam tudo que pudesse ser útil ao adversário. Era a tática da terra arrasada. Cedendo espaço, os soviéticos ganharam tempo e conseguiram reorganizar suas forças. Os nazistas atacaram a cidade industrial de Stalingrado e lá travaram com os soviéticos a maior batalha da Segunda Guerra. Os soviéticos venceram essa batalha quebrando assim, omito da invencibilidade nazista. Daí passaram ao ataque e foram obrigando os nazistas a marchar de volta para a Alemanha. Durante a marcha, os soviéticos foram tomando dos nazistas os países ocupados por eles.

Enquanto no Ocidente a guerra prosseguia, no Oriente, o Japão e os Estados Unidos disputavam entre si territórios e áreas de influência. Em 7 de dezembro de 1941, o governo japonês desfechou um ataque surpresa a base militar norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí, destruindo boa parte de sua poderosa frota. Os Estados Unidos reagiram declarando guerra ao Japão. Este por sua vez partiu para conquistas da colônias européias e norte-americana no Extremo Oriente. Nesta campanha os japonês conquistaram Hong Kong na China , Singapura na Malásia, as Índias Orientais na Holandesas, toda a Birmânia e quase todo o arquipélago das Filipinas.

A partir de 1943, o exercito soviético começou a marchar em direção a Berlim capital da Alemanha, abrindo a primeira frente de luta dos aliados contra o Eixo. Enquanto isso, no Pacifico, os Estados Unidos vencia o Japão na Batalha de Midway. Daí, uma parte das tropas anglo-americanas partiu para a contraofensiva na Ásia, e a outra foi para o norte da África, onde, depois de muitos combates conseguiu vencer a ocupação nazista. Estabelecidos no norte da

África, os aliados reassumiram o controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com